O que é BackboneJS

BackboneJS é uma biblioteca Javascript para programação do lado do cliente que nos oferece diferentes vantagens e utilidades na programação, atendendo a padrões, de uma maneira flexível.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 13/8/13
Valorize este artigo:
BackboneJS é uma biblioteca para o desenvolvimento de websites , usada principalmente para aplicações web com bastante interação com o cliente, onde se faz um uso intensivo de Javascript, Ajax, etc. Permite desenvolver em Javascript atendendo a padrões, com uma variante do paradigma MVC, o mesmo que foi introduzido com força na programação do lado do servidor e que, há menos tempo, começou a ser costume no desenvolvimento do lado do cliente.

Trata-se de uma ferramenta muito indicada em aplicações de uma só página, embora também seja útil para outros tipos de sites, multipágina, onde se encontram interfaces de usuário avançadas. Facilita a ordenação do código e a sincronização das interfaces ou vistas com os dados da aplicação. Todo isso redunda em uma programação mais modularizada e com maior separação das partes da aplicação como apresentação, dados, etc.

Utilizando palavras simples, BackboneJS é um conjunto de objetos que tem métodos (ou funções, se você prefere chamá-lo assim) que nos vão munir nosso código de estrutura, facilitar o trabalho com dados, vistas para produzir nosso HTML, as interações para implementar comportamentos que deva realizar frente a ações do usuário, e os serviços para comunicar com qualquer tecnologia que usemos do lado do servidor, seja NodeJS, PHP, .NET...

Em resumo, é um pacote de utilidades que nos permite fazer uma programação de maior qualidade e aplicações web do lado do cliente mais facilmente passíveis de manutenção, sobretudo útil em webs complexas.

Entre no site oficial de BackboneJS http://backbonejs.org/

Facilidades de BackboneJS

Tal como se definem eles mesmos, Backbone.js oferece uma estrutura para aplicações que fazem uso intensivo de Javascript e que fornece modelos chave / valor compartilhável mediante eventos, coleções com a possiblidade de realizar diferentes utilidades por meio de uma API, vistas com manipuladores de eventos declarativos e conexão para interfaces REST novas ou já disponíveis anteriormente.

De maneira resumida, as facilidades da biblioteca Backbone sã as seguintes:

  • Permite a programação atendendo ao paradigma MV...C? (Podemos dizer MVR porque na realidade Backbone tem "Routeadores")
  • Ajuda você a criar estruturas bem definidas para os dados de sua aplicação e facilita a criação de eventos quando os dados mudam. Isto permite esquecer a revisão das variáveis ou da propagação das mudanças na aplicação quando os dados de tais estruturas mudam.
  • Simplifica o uso de vistas, que te ajudam a pintar ou "renderizar" interfaces de usuário na página.
  • Permite o uso de coleções de modelos, nos que você terá acesso a diferentes operações sobre eles, como filtrar, buscar, receber notificações quando mudem, etc.
  • Simplifica e ajuda a ordenar o código das solicitações Ajax para realizar solicitações ao servidor.
  • Etc.
Nota: Para aqueles que não saibam, MVC é um padrão de desenvolvimento onde se trata de separar as responsabilidades do código fonte das aplicações, em diversas camadas ou partes, que são os Modelos (para trabalhar com os dados), Vistas (código que trabalha com a apresentação) e os Controladores (para implementar a lógica do negócio).

Que tipo de biblioteca Javascript é Backbone.js?

Talvez valha a pena explicar onde se encaixa Backbone no panorama dos frameworks e bibliotecas Javascript, para que as pessoas que chegam novas aqui possam formular uma das perguntas típicas ao conhecerem Backbone.js.

Biblioteca ou framework? Trata-se de um API de programação, e é por isso que podemos chamá-lo biblioteca sem errarmos. Ademais, permite trabalhar com uma variante do MVC, e por essa razão também te impõe uma maneira específica de organizar seu código, o que é uma das características dos frameworks, no entanto, como veremos, Backbone é bastante flexível, permitindo aplicá-lo a um website completo ou a um único módulo.

Não obstante, isto é apenas uma nomenclatura. O que deve ficar claro é que não veio substituir outras bibliotecas do lado do cliente como podem ser jQuery, Mootools... veio aportar algo mais que estas não oferecem, e que é fundamental para criar código mais fácil de manutenção em arquiteturas web mediamente complexas. Na verdade o própio BackboneJS usa algumas partes de jQuery.

Então podemos considerar BackboneJS como uma nova ferramenta que vem nos facilitar o desenvolvimento e que temos que aprender para fazer desenvolvimento de alto nível, útil em qualquer projeto, pois se trata de um pacote de vantagens adicionais ao programar em Javascript.

Onde usar BackboneJS

Você pode usá-lo onde lhe apetecer , nunca é demais implementar mecanismos que ajudem você a crescer se esse projeto for evoluindo, no entanto, BackboneJS é uma biblioteca especialmente indicada para o uso em aplicações web que façam um uso intensivo de Javascript.

Não o use para atribuir um comportamento a um botão! ou em qualquer página onde você pensa ter poucos elementos com interação com o usuário e onde as funções de manipulação sejam bastante simples. Usar Backbone traz um pouco de complexidade ao desenvolvimento , e por isso não seria tão adequado para pequenos projetos ou páginas bastante estáticas. Se seu código é muito pequeno e você pode tê-lo em algumas dezenas de linhas de código, não seria recomendado usar backbone.

Use BackboneJS em uma aplicação web, na que já se entende que você vai ter bastante lógica de negócio, bastante interação, bastantes métodos e eventos trabalhando. Aí já é um bom ambiente onde seria excelente usar Backbone.js. É útil também em qualquer página, que mesmo sendo simples, você tem os mesmos dados e os mostra em vários sites distintos, replicados em diversos elementos, já que te permite manter a sincronização com todos esses dados de uma maneira simples e praticamente automática, sem que você tenha que estar revisando constantemente quando mudam seus dados para atualizá-los em todos os lugares onde aparecem.

Conclusão

Creio que com o visto até o momento teremos uma boa ideia do que é BackboneJS, embora você, certamente, tenha ficado com vontade de mais e, sobretudo, com interesse de ver outros artigos mais técnicos nos que nos aprofundemos mais.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato