O que é Telnet e SSH?

O que é este protocolo de rede e para que pode servir fazer telnet a um webmaster.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/10/08
Valorize este artigo:
O que é este protocolo de rede e para que pode servir fazer telnet a um webmaster. Descrição do protocolo SSH, para se conectar a uma máquina de maneira segura.

Telnet é um protocolo de rede, utilizado em Internet para acessar remotamente a uma máquina ou servidor. Telnet é um protocolo que permite acessar à linha de comandos do servidor, para realizar qualquer tipo de administração do sistema, tipicamente Linux ou Unix. Telnet costuma escutar o porto 23.

Para acessar por telnet a um servidor é necessário que esse servidor dê suporte a telnet e ademais ter uma conta de usuário na máquina a qual se conecta.

Existem diversos programas cliente que podemos utilizar para fazer telnet. Um muito popular é Putty.

Nota: Telnet é um protocolo pouco seguro, por isso quase se deixou de usar. Agora o típico é utilizar SSH que é outro protocolo muito similar, embora com melhorias de segurança substanciais. Olhar mais abaixo neste artigo.

Para um webmaster diríamos que telnet serviria para se conectar com um servidor web, que pode estar em um centro de dados longe de nosso escritório, como se estivéssemos trabalhando in situ, ou seja, diante dele. Uma vez dentro do computador, se podem realizar qualquer tipo de ações de configuração remotamente, como acessar ao sistema de arquivos ou configurar qualquer assunto do servidor, como o servidor web, o correio, php, tarefas de planejamento diário, etc.

Geralmente quando se contrata um hosting básico não se dispõe de acesso telnet, já que os hostings normais se oferecem em máquinas compartilhadas por muitos outros domínios. Com telnet poderíamos configurar qualquer coisa do servidor e isso é algo que não irão nos permitir, porque poderia afetar a outros domínios ou ao correto funcionamento do servidor em geral.

Telnet é um serviço típico que vem com os servidores dedicados. Como um servidor dedicado só o utiliza um único usuário, com telnet pode configurar ao seu gosto qualquer coisa do servidor. Uma vez que tivermos um dedicado, podemos comprovar como através do telnet nos resulta muito cômodo realizar algumas ações de administração, como backups, migrações, planejamento automático de tarefas periódicas, reparação do servidor ante quedas, etc.

Telnet não é seguro. SSH sim é seguro.

Quando nos conectamos por telnet com um servidor temos que enviar nosso nome de usuário e senha. Estes dados críticos se enviam por meio de texto plano, sem nenhum tipo de encriptação, por isso qualquer um poderia lê-los se estiver "escutando" nossas comunicações.

Para evitar este grave problema de segurança se utiliza SSH, que é um protocolo de comunicação em redes muito parecido, porém onde todas as comunicações viajam de maneira encriptada.

SSH costuma trabalhar no porto 22 e os programas que permitem fazer telnet, o mais normal é que permitam também fazer SSH. Por exemplo, o mencionado Putty também permite fazer SSH, o que às vezes se chama "telnet por ssh".






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato