RapiCapWin

Um programa Windows gratuito para realizar capturas de tela de uma maneira fácil e cômoda. Permite capturar a tela por três formas diferentes.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 28/9/07
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows
Idioma: Espanhol
Licença: Freeware
Tamanho: 589 KB
Web: http://www.andrescarizza.com.ar/

Mostraremos um programa que serve para capturar telas de Windows. RapiCapWin é um software que permite salvar, em arquivos gráficos ou no clipboard, o conteúdo da tela do sistema operacional Windows.

Normalmente, se não temos um programa como RapiCapWin, podemos capturar toda a tela de nosso Windows apertando a tecla PrtSc, em inglês "Print Screen". Com isto, conseguimos armazenar no clipboard o conteúdo de nossa área de trabalho, com as janelas que tivermos abertas. Com o conteúdo no clipboard podemos logo cola-lo em qualquer aplicação que desejarmos, como Photoshop, Paint, Word, etc.

A tecla "PrtSc" é útil, porém não oferece os serviços que proporciona RapiCapWin, que podem ser especialmente interessantes se só queremos capturar uma área determinada da tela, ou uma janela completa. Ademais, a tecla "PrtSc" às vezes não funciona, ou seja, você a aperta e o conteúdo do clipboard não muda. Isto é algo que ainda não sei porque acontece, mas já me aconteceu algunas vezes em quase todos os computadores que trabalhei. Neste caso tenho que reiniciar os programas para restaura-los ou fecha-los para liberar memória. E em último caso reiniciar o próprio Windows.

Destacamos este programa porque é gratuito e permite todas as opções desejáveis na hora de salvar o conteúdo de nosso monitor como imagen. Também é simples na hora de trabalhar com ele, a pesar de resumirmos suas funcionalidades:

RapiCapWin permite três formas distintas para a captura de tela, que se ativam pelo menú do programa, com seus correspondentes botões:

1) Captura de toda área de trabalho: Permite salvar o conteúdo de toda a tela.

2) Captura de uma janela: Serve para salvar como imagem uma janela completa de Windows. Só capturará a janela que estiver ativa nesse momento. Para fazer isto temos que clicar CTRL+ F12 quando estivermos na janela a capturar.

3) Captura de uma área da tela: Permite selecionar uma área da tela para capturarla. Neste caso aparece uma janela transparente debaixo das opções do programa que podemos redimensionar para ajusta-la a nossas necessidades. Logo, podemos clicar CTRL + F12 ou clicar o botão capturar.

Podemos trabalhar com a imagem que capturamos de diferentes maneiras:

A opção padrão do programa salva a imagen como um arquivo em nosso disco rígido. Permite-se salvar como GIF ou JPG, assim como ajustar as opções do formato para definir a qualidade da imagem ou a compressão. Tanto o tipo de arquivo como a qualidade se podem selecionar no menu de opções.

Outra opção que podemos utilizar é copiar a imagen no clipboard, com o qual conseguimos que a imagem fique "copiada" e disposta para ser colcada em qualquer aplicação, como pode ser Photoshop ou Paint. Isto pode ser de muita utilidade para terminar de retocar a imagem como desejarmos em nosso programa de edição e salva-la com o formato e a qualidade otimizada a nosso gosto.

Em geral, são as opções típicas neste tipo de programa, que RapiCapWin realiza perfeitamente.




Mais informações e downloads
http://www.andrescarizza.com.ar/

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato