Rapid CSS

Editor CSS avançado, que oferece todo tipo de ajuda à hora de definir as folhas de estilo em cascata de nossos documentos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 08/12/10
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows 2000 2003 XP Vista 7
Idioma: Inglês
Licença: Shareware
Tamanho: 5.2 MB
Web: http://www.blumentals.net/rapidcss/

CSS é uma linguagem relativamente fácil de editar, já que resulta amável aos seres humanos, por não ser difícil de ler. Ao editar um CSS teremos que escrever simplesmente os nomes dos atributos de estilos e os valores que queremos atribuir. Por isso, uma vez memorizados os atributos CSS existentes, ou pelo menos os que utilizemos mais habitualmente, não deveremos ter muitos problemas para trabalhar com as CSS.

Mas claro, sempre existem os preguiçosos, que preferem fazer as coisas servindo-se do mouse, ao invés de ficar escrevendo código. Ou os distraídos, que por mais que escrevam uma regra de estilos várias vezes, não conseguem memorizá-la depois de uma semana. Ou os detalhistas, que sempre querem estar na moda e levar seus desenhos um ponto acima da média. Para todos eles, o trabalho com um editor de CSS pode cair como uma luva.

Rapid CSS é um programa que cumpre sua tarefa e que oferece todas essas ajudas desejáveis no momento de editar CSS, como autocompletar código, ajudas contextuais, destaque de sintaxe, completa referência das linguagens utilizadas, lista de atributos e a modificação dos mesmos através de menus, diversos validadores, etc. Tudo com a possibilidade de ajustar seu funcionamento a nossas preferências de desenho e aos padrões web que estejamos utilizando.

O programa vem com um completo editor de texto que também serve para editar CSS e para editar arquivos em outras linguagens, como podem ser HTML ou inclusive outras mais avançadas como Javascript, PHP, ASP ou Ruby. Não é demais dizer que as maiores vantagens ao editar código são obtidas quando estamos trabalhando sobre arquivos CSS, para o que está pensando, mas também nos ajudará sobretudo para trabalhar com HTML. Por exemplo, quando abrimos uma etiqueta HTML Rapid CSS cria automaticamente a etiqueta de fechamento, ou quando situamos o foco da aplicação sobre uma etiqueta, nos oferece uma lista de seus atributos possíveis que poderemos editar facilmente.

Quanto às opções para editar CSS se destaca o explorador de código, que permite ver um lista de todas as etiquetas, identificadores e classes definidos, que podemos acessar rapidamente com um clic para editar seu código. Por outra parte, encontraremos especialmente útil o inspetor de código, onde podemos definir quase qualquer estilo servindo-nos do mouse e onde veremos todos os atributos CSS disponíveis, para que não nos escape nenhum detalhe e não tenhamos que memorizar todas as características da linguagem.

Também é interessante a possibilidade de escolher a especificação da linguagem que queremos utilizar. Permite os níveis CSS 1 e CSS 2, amplamente suportados pelos navegadores atuais, e o nível de CSS 3, que ainda estava em fase de especificação quando escrevíamos este artigo.

Mas se isto parecer pouco, Rapid CSS oferece diversas ajudas nas tarefas menos comuns, como importar folhas de estilo em arquivos externos, abrir e editar diretamente arquivos remotos aos que se acessa por FTP, formatar o código CSS (esta opção parece bastante interessante e nova pela ingente quantidade de parâmetros que podemos configurar à hora de formatar o código) ou comprimi-lo para que ocupe menos.

Por acabar esta lista de delícias queremos destacar, para os preocupados com os padrões, que Rapid CSS tem ligações com diferentes serviços web que permitem validar o código CSS ou HTML que estamos produzindo. E finalmente, uma das opções visuais mais interessantes que dispõem os editores de CSS, a possibilidade de ativar um preview em tempo real, que nos permite ver o resultado das folhas de estilo que estamos editando, no mesmo momento que estamos escrevendo o código.

Conclusão sobre Rapid CSS

O trabalho do nosso dia- a- dia pode sair beneficiado com Rapid CSS, por todas as vantagens que nos oferece, que relatamos, e a constante referência que dispomos ao utilizar ferramentas como seu inspetor de código. Certos profissionais seguramente agradecerão, não obstante, para muitos outros, acostumados a trabalhar manualmente com CSS, não resultará tão vantajoso e só será útil em projetos ou tarefas pontuais.

Dentre todas as possibilidades do programa nos pareceu interessante o fato de ser um editor de texto capaz de trabalhar com várias linguagens ao mesmo tempo. Como costumamos ter em um mesmo contexto de trabalho códigos em linguagens como HTML ou PHP, cai realmente bem a possibilidade de editá-los todos dentro do próprio Rapid CSS. Agora, talvez se pudesse melhorar a integração do HTML com o CSS, já que desde um arquivo HTML não se encontra a maneira de ver que estilos CSS temos definidos em um arquivo externo. Ou seja, a edição de cada tipo de arquivo é independente, embora desde o HTML se inclua um CSS, não podemos editar o CSS que não seja abrindo-o de maneira independente no editor.

O software pode ser baixado da página do produto: http://www.blumentals.net/rapidcss/

Podemos utilizá-lo de maneira livre durante 30 dias, tempo em que devemos avaliá-lo e posteriormente, caso nos interesse, realizar o pagamento de pouco menos de 30 dólares. Parece um preço bastante adequado, se levarmos em conta as boas características deste produto em comparação com outros editores CSS. Poderemos encontrar outros programas gratuitos, com características similares, mas que não chegam a oferecer tudo o que nos oferece Rapid CSS. Assim, recomendamos testá-lo e julgá-lo nós mesmos e ver se vale a pena ou não economizar esse desembolso.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários revisados:
Programas free
Por: rgrsoares
11/12/10
Vc mencionou, mas não citou os programas gratuitos. Apesar desse Rapid CSS ser bom DEVEMOS oportunizar às pessoas programas livres e gratuitos. Eu não tenho interesse em comprar, então por favor cite os programas similares e gratuitos.
rapid CSS
Por: ashcory
06/1/11
Interessante esse artigo. Vou testar o software.De qualquer maneira, é interessante mesmo lista os gratuitos afim de ajudar os seguidores do site que ainda não disponham de tais ferramentas.

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato