A etiqueta META que se faz para indicar ao navegador uma atualização ou um re-endereçamento tem a seguinte forma:
<META HTTP-EQUIV="REFRESH" CONTENT="5;URL=http://www.criarweb.com">
Como vemos, o atributo HTTP-EQUIV se indica uma informação ao navegador como se fosse enviado no cabeçalho do http, ou seja, a instrução enviada em uma etiqueta META que utiliza HTTP-EQUIV é equivalente se esta tiver enviado no cabeçalho do http. Neste caso, que temos igualado a REFRESH, é para indicar se queremos fazer uma atualização da página.
No atributo CONTENT indicamos as características da atualização. O valor associado contém duas partes, primeira o tempo em segundos de espera para fazer atualização ou o re-endereçamento e a URL a que enviar o navegador.
Página para fazer um re-endereçamento com HTML
O código HTML da página completo para fazer um re-endereçamento seria o seguinte:
<html>
<head>
<title>Re-endereçar o navegador a outra URL</title>
<META HTTP-EQUIV="REFRESH" CONTENT="5;URL=http://www.criarweb.com">
</head>
<body>
Esta página muda em 5 segundos pelo portal de CriarWeb.com
</body>
</html>
Pode-se ver em funcionamento em uma página a parte.
Página que se atualiza ela sozinha ao passar uns segundos
Agora veremos também um exemplo de página que se atualiza ou se recarrega a cada segundo que passa. Nesta página, para comprovar que se atualiza e se recarrega seu conteúdo, utilizamos um pouco de javascript para mostrar a hora, minutos e segundos atuais, assim em cada recarregamento poderemos ver que os segundos vão se incrementando.
<html>
<head>
<title>Atualizar a URL</title>
<META HTTP-EQUIV="REFRESH" CONTENT="1;URL=refrescar.html"> </head>
<body>
Hora:
<script>
minhaData = new Date()
document.write(minhaData.getHours() + ":" + minhaData.getMinutes() + ":" + minhaData.getSeconds())
</script>
</body>
</html>
Neste caso, na META para definir a atualização especificamos que se realize cada segundo e que chame à URL refrescar.html. Obviamente, o arquivo HTML tem o nome refrescar.html, de modo que o recarregamento chamará à mesma página todo o tempo.
Pode-se ver em funcionamento em uma página a parte.