Recortar e redimensionar uma imagem com Photoshop

A ferramenta de recortar de Photoshop nos permite eliminar áreas não necessárias de uma imagem, com a possibilidade de redimensioná-la, caso se deseja, no mesmo passo.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 24/10/08
Valorize este artigo:
Neste artigo veremos como trabalhar com a ferramenta de recortar de Photoshop. Hoje esta ferramenta me parece muito básica, porém ainda lembro de quando Photoshop era um mistério para mim e vi a um amigo recortando uma imagem com a ferramenta de recortar. E disse, em seguida: "Ei, espera aí um momento! Como você fez isso?" A verdade é que todos nós já fomos novatos alguma vez e necessitamos que nos abram os olhos, ou apurar nossa capacidade de ser autodidatas.

De qualquer forma, embora este artigo seja simples, é uma "mão na roda" visto que estou fazendo uma série de textos explicativos das ferramentas de Photoshop, que viemos publicando em criarweb.com no manual de Workshop de Photoshop. Portanto, espero que este texto sirva de ajuda, sobretudo para as pessoas mais inexperientes e que não têm um amigo designer que possa mostrar as coisas.

Ferramenta Recortar de Photoshop

Localizamos a ferramenta de recortar de Photoshop no painel ou barra de ferramentas do programa. Tem um ícone com esta forma:

ícone da ferramenta recortar de photoshop

Esta ferramenta deveria estar sempre visível na barra, visto que, pelo menos até Photoshop CS2, está sozinha no campo do painel. CS2 é a versão do programa que estamos usando para este tutorial de Photoshop de CriarWeb.com. De forma que não há como esta ferramenta estar escondida.

O funcionamento da mesma é extremamente simples, muito parecido à ferramenta de seleção retangular, embora com algum adicional de funcionalidade. Simplesmente temos que selecionar uma área, clicando em qualquer parte da imagem e arrastando para qualquer lado.

A ferramenta recortar faz uma seleção retangular da área marcada com o mouse, que podemos editar uma vez realizada, para ajustá-la às dimensões desejadas. A seleção que se cria terá este aspecto:

uma seleção de recortar imagem

A seleção se pode editar no mesmo instante, colocando o mouse na borda ou na esquina da seleção realizada. Veremos que o ponteiro do mouse muda e se converte em uma linha com setas para os lados. Isso quer dizer que podemos clicar com o botão esquerdo do mouse e arrastar para mudar o tamanho da seleção.

Também podemos mover a seleção a outro lugar da imagem. Para isso, clicamos em qualquer parte de dentro da seleção (menos no ponto que aparece no meio dela) e arrastamos ao lugar onde quisermos colocá-la.

Uma vez que tivermos a seleção criada, da área que nos interessa recortar, podemos ordenar o recorte clicando a tecla Enter, ou também, apertando com o botão direito em qualquer parte da seleção e selecionando a opção Recortar. Photoshop recortará então a imagem e nós ficaremos somente com a parte da imagem que tivermos selecionado.

Também podemos cancelar a seleção em qualquer momento com a tecla Escape (ESC).

Redimensionar e recortar em um só passo

Para acabar com a revisão da ferramenta de recortar deste artigo de criarweb.com, vamos ver como podemos recortar uma imagem e redimensioná-la, tudo em um mesmo passo.

Quando selecionamos qualquer ferramenta de Photoshop aparece um painel de opções da ferramenta. Este painel se situa geralmente na parte de cima da interface do programa, debaixo da barra de menus, embora possa estar em outro lugar ou nem sequer estar visível. Tem esta forma:

opções da ferramenta recortar

Se não o vemos, podemos mostrá-lo através do menu de Janela - Opções.

Então, para redimensionar a área recortada simplesmente, antes de fazer a seleção de recorte, escrevemos uns valores nas opções de largura e altura. Na imagem anterior colocamos como largura 120 pixel e como altura 60 pixel. Então, na hora de fazer a seleção veremos como esta mantém as proporções desse tamanho indicado. Logo, quando clicamos Enter, se recortará a área selecionada e se redimensionará ao tamanho marcado nas opções.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato