Recuperação de dados

O que aconteceria se perdêssemos toda a informação importante que temos armazenada em nossa máquina? Como solucionar este problema?

Por César Pietri


Publicado em: 04/1/08
Valorize este artigo:
Todos nós sabemos o importante que é a informação que chegamos a armazenar em nossos computadores e o problema que teríamos se perdêssemos o que armazenamos neles. É por isso que pretendo dar alguns conselhos para evitar a perda de informação já que a recuperação dos dados é bastante difícil de conseguir, embora hoje em dia existam empresas dedicadas exclusivamente à recuperação de dados de computadores, laptops e servidores ou qualquer dispositivo que utilize um disco rígido ou unidade de armazenamento.

Dentro das máquinas mais úteis que podemos adquirir para proteger a integridade dos dados estão os UPS ou SAI estes são as máquinas criados com o fim de de administrar eletricidade durante alguns minutos no caso de alguma queda de serviço e protege às máquinas de altos e baixos de energia com o qual se há um corte elétrico iremos dispor de tempo suficiente para armazenar a informação e não ter o grande problema que poderia trazer a recuperação de dados. Estes dispositivos ajudam a manter a integridade dos discos já que ao existir cortes de eletricidade poderemos prejudicar setores. Do mesmo modo acontece se apagamos de forma brusca o computador. Outro conselho para manter um disco rígido é evitar instalar e desinstalar programas mais que o necessário já que isto pode causar perdas de dados. Também é recomendável manter afastado os discos de fontes de calor e frio extremo, já que as variações de temperatura podem alterar o funcionamento do disco. Outra causa de perda de dados ocorre quando temos campo magnético próximo.

Até aqui chegamos com os agentes externos que podem prejudicar a informação. Porém também podemos proteger os dados da parte dos programas, uma das coisas mais importantes que podemos fazer é instalar um antivírus já que estas ameaças podem provocar erros no sistema operacional. Manter sempre atualizado os programas e sistemas operacionais, instalando patches de segurança que oferecem os fabricantes. Por último, o mais simples e importante que podemos fazer são as cópias de segurança e pontos de restauração.

As cópias de segurança podem ser armazenadas em dispositivos extraíveis como são os cd´s e dvd´s, ou se tivermos vários discos rígidos podemos fazer as cópias em um destes discos. O sistema operacional Windows permite fazer pontos de restauração com o qual podemos garantir o bom funcionamento da máquina para realizar as cópias em um momento dado.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato