10 regras para a otimização de páginas para os motores de busca

Existem 10 fatores importantes que se devem seguir para a otimização de páginas Web que ajudarão a que nosso site se posicione melhor nos buscadores.

Por César Pietri


Publicado em: 25/9/07
Valorize este artigo:
A etiqueta título

Esta etiqueta é importante porque aparece na página de resultados dos motores de busca e ademais é a que aparece na parte superior de cor azul que se encontram em nosso explorador. A etiqueta título de seu site deve ser fácil de ler e deve descrever a temática de seu site de uma forma geral e deve ser o tema principal já que não dispomos de muito espaço para escrever nesta etiqueta.

A etiqueta descrição

A etiqueta descrição em um parágrafo que como seu nome o indica se encarrega de descrever o conteúdo e a temática do web site. Nesta etiqueta devemos escrever uma descrição que capture a atenção do outro visitante e lhe incite a entrar em nossa página assim como o título também deve ser fácil de ler e compreender.

Palavras-chave

A importância das palavras-chaves nos buscadores varia constantemente já que em cada algoritmo de busca muda a importância destas para o posicionamento do web site, ainda assim as palavras-chave são consideradas como uma das mais importantes coisas a levar em conta para a otimização de uma página Web, as palavras-chave que usarmos em nosso site deve estar relacionadas com a temática do conteúdo de cada uma das páginas.

Etiquetas ALT

Estas etiquetas são as que se mostram quando passamos o mouse sobre uma imagem. São representadas por um quadro amarelo com letras em preto. Estas etiquetas são utilizadas para descrever a imagem que se mostra. Para aproveitar mais esta etiqueta a utilizaremos para reforçar as palavras-chave, a descrição e o título de nossa Web.

Etiqueta Header

Estas são utilizadas para dar formato a títulos que se encontram dentro da página, por exemplo, para um título principal devemos usar etiquetas H1 já que estas representam título e os motores de busca a interpretam como tal. Como bem sabemos esta etiqueta nos mostra o texto em um tamanho grande e em negrito, porém muitas vezes esta etiqueta não coincide com o design de nossa página em quanto ao tamanho, cor e tipo da letra. Porém, o que podemos fazer para utilizar esta etiqueta e que mantenha o design de nossa página, é incluir as cascatas de estilo já que mediante estas podemos dar formato às etiquetas que já estão definidas como é a H1, e como fazemos isto? A melhor maneira é através de um documento de estilo que declaramos a etiqueta H1 e lhe definimos nossos valores onde podemos dizer que tamanho, cor e tipo de fonte queremos usar. Com isto conseguimos que os motores de busca leiam nossos títulos como tais e visualmente nossos visitantes possam achar estes títulos incluído no design de nossa Web.

Vínculos ou links

Muitas vezes utilizamos imagens como botões em nosso site já que todos dão uma melhor aparência, porém à otimização de buscadores não será legal já que os motores de busca não podem seguir os vínculos das imagens. A melhor maneira é usar vínculos de texto já que todos podem ser aproveitados para descrever o conteúdo ao que nos dirige o link e se usamos palavras relacionadas com o conteúdo da página será mais valorizado pelos buscadores e lembremos sempre que estas técnicas são para otimizar nossa página e conseguir melhorar nossa posição nos buscadores. Por que? Porque se estamos melhor posicionados teremos mais visitas a nosso site e isto se transforma em clientes, inscritos e leitores.

Mapa do site

O mapa do site é um arquivo o qual contém os links de todas as páginas que existem em nosso web site. A função principal deste mapa é visualmente orientar ao visitante sobre a estrutura e organização da página, porém, além disso e o mais importante para este caso é que quando registramos nosso site em um buscador, o robô que ingressa as páginas ao chegar no mapa seguirá todos os links que aí se encontram, e isto assegura que o motor conheça a existência de todas as páginas.

Vínculos ou links a nosso site

Outro fator importante que os buscadores levam em conta são os sites que vinculam para o nosso, porém não qualquer site e sim, os mais importantes ou relevantes são aqueles nos quais seu conteúdo se relacione com a mesma temática, já que a maneira de pensar do motor de busca é se um site que tem conteúdo de um tema importante e faz vínculo a outra página com um conteúdo relacionado quer dizer que esta informação é importante também, por isto devemos ter em consideração a busca de links relevantes para nosso web site, seja mediante intercâmbio, ou colocando artigos em outra página ou fazendo comentários em blogs.

O conteúdo

Então, até o momento vimos alguns fatores a levar em conta para que nosso site se posicione melhor nos resultados dos motores de busca, porém tudo isso deve vir acompanhado de um bom conteúdo em nosso site. Portanto, não devemos nos esquecer de oferecer aos visitantes um conteúdo rico em informação, recursos e serviços, e sempre lembrando de utilizar dentro do conteúdo palavras relacionadas com o critério de busca que queremos que nos encontrem nos motores de busca. Ou seja, com isto vemos com um pequeno exemplo, que se eu quero escrever um artigo sobre "mesas" tenho que ter em conta que o conteúdo deve incluir a palavra "mesa" em várias ocasiões, também o ideal é que a palavra mesa apareça nesta etiqueta de palavras-chave, descrição, título e imagem. Com isto, estamos reforçando toda a página para esse critério de busca.

E por último, e não menos importante devemos ser honestos e evitar fazer trapaças para obter melhores posições. Com isto, me refiro ao uso de páginas elaboradas só por palavras-chave e que re-dirija ao artigo conhecido também como "cloacking" com uso de qualquer estratégia para enganar aos buscadores já que em algum momento estas estratégias falham e os motores de busca não podem sancionar.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato