Ressaltar as cores de uma foto com Photoshop

Um simples tutorial para ressaltar a cor de uma fotografia com Photoshop e conseguir cores mais intensas.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 13/10/08
Valorize este artigo:
Um dos usos mais básicos de Photoshop é o retoque de fotografias, para o qual resulta uma ferramenta com uma infinidade de possibilidades. Existem diversos métodos de conseguir que as fotos fiquem mais impactantes e um deles é o que vamos explicar neste artigo: ressaltar as cores de uma foto para que fiquem mais vivas.

No menu de Imagem, na opção Ajustes, encontraremos muitas ferramentas para retocar a foto em vários parâmetros. Porém, não vamos utilizar nenhuma opção do menu imagem pois, como muitos de nós saberemos, existem diversos modos de conseguir as coisas que buscamos em Photoshop. Muitas vezes alguns são um pouco difíceis de encontrar por si próprio, visto que requerem vários passos.

Primeiro, abriremos uma foto a qual queiramos ressaltar a cor.

Logo, temos que abrir a janela de Canais. Geralmente compartilha um mesmo espaço com a janela de camadas, porém, se não a vemos podemos acessar ao menu Janela, Canais.

Uma vez localizada a janela de canais, veremos que aparecem vários canais. Está o canal RGB (que é a união de todas as cores) e um canal por cada uma das cores básicas, Vermelho, Verde e Azul. Então, devemos manter clicada a tecla de controle (CTRL) e clicar no desenho que há no canal RGB.


Com isto, teremos conseguido criar uma seleção de todas as áreas de cor da imagem. Veremos a seleção realizada na imagem. Então, utilizando a ferramenta de seleção de Photoshop, apertamos com o botão direito em qualquer parte da imagem e no menu contextual que aparece selecionamos "Camada via copiar".


Com isso, conseguimos uma nova camada que contém partes da imagem com cor. Se formos à janela de camadas (menu Janela, Camadas), podemos ver essa nova camada criada e se ocultamos um momento o fundo veremos o conteúdo que tem, que é quase transparente. A imagem, não obstante, ainda não mudou. Para o seguinte passo, voltaremos a mostrar o fundo, se é que havíamos ocultado momentaneamente, para que tanto a nova camada como o fundo estejam visíveis.

Agora, no menu de camada, clicamos o menu desdobrável que aparece acima da lista de camadas, à esquerda de onde está o selecionador de opacidade. Este menu permite modificar algumas propriedades da camada. Nós temos que selecionar a opção que põe "Sobrepor".


Com isso, aumentamos sensivelmente a capacidade de cor que tinha a imagem. Os resultados, se todo foi bem, são imediatos. Poderemos ver que a imagem muda e a cor fica muita mais ressaltada.

Isso é tudo! Se quisermos aumentar ainda mais o efeito, simplesmente devemos duplicar a camada nova que criamos. Agora mostro o resultado da foto cuja cor conseguimos com um par de camadas de cor sobreposta. Podemos compará-la com a primeira imagem deste tutorial para ver a diferença de cor de ambas imagens.


Talvez a cor tenha ficado inclusive sobreposta demais, porém quis reforçar o efeito para que a primeira imagem e esta última se possam diferenciar bem.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato