RSS e Sindicação

O que é, como se utiliza e janelas do RSS, assim como leitores RSS recomendados.

Por Luis Aceves


Publicado em: 09/7/09
Valorize este artigo:
O que é RSS

"RSS" é um acrônimo que significa Really Simple Syndication (Sindicação Realmente Simples). É um formato XML indicado especialmente para sites de notícias que mudem com relativa frequência, cujos documentos estão estruturados em canais que por sua vez se compõe de artigos. Popularizou-se especialmente como um formato alternativo de difusão de weblogs. (http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS)

Outros significados de RSS são RDF Site Summary ou Rich Site Summary.

Este simples formato permite que qualquer web site compartilhe seus conteúdos através de um arquivo RSS (sindicação). Cada um destes arquivos se denomina frequentemente como Feed (inglês).

O RSS foi um formato utilizado para compartilhar as novidades de seus canais temáticos por portais de conteúdos como Netscape.com. Atualmente, o RSS se popularizou muito com o aparecimento dos Weblogs. Estes diários pessoais on-line costumam incluir um arquivo RSS para que os leitores se inscrevam e se mantenham em dia das novidades publicadas.

Outros sites maiores como portais, jornais on-line, sites corporativos se uniram ao RSS para compartilhar seus conteúdos e novidades. (Yahoo!, O Globo, BBC, ... etc.)

Um mesmo site pode gerar tantos feeds quantos desejar. Os conteúdos sindicados costumam incluir titulares de artigos ou notícias, descrições, eventos, links. Seu uso está aberto à imaginação.

Vantagens do RSS

Spam ou correios não solicitados, contas de e-mail saturadas de newsletters... O RSS está desbancando os outros meios como as inscrições a boletins de novidades para estar em dia com os web sites.

Preço: tanto os conteúdos como os programas para ler RSS são grátis.

Variedade: Weblogs, portais, jornais on-line, sites corporativos, sites especializados, catálogos e novidades de sites de e-commerce. Podem se encontrar arquivos RSS de qualquer tema imaginável.

Atualização: Permite estar em dia de seus temas de interesse.

Economia de tempo: esqueça de navegar buscando novidades, os conteúdos "vêm a você".

Personalização: você decide a quais conteúdos se inscreve.

Protege sua conta de e-mail: Para se inscrever não é necessário dar sua conta de correio evitando que seu endereço fique registrado em bancos de dados fora de seu controle.

Como utilizar RSS

Como usuário você pode se inscrever gratuitamente a tantos RSS quantos desejar e estar em dia das novidades em seus sites preferidos sem a necessidade de ter que acudir a eles cada dia nem de se registrar em boletins de e-mail. Tudo o que você necessita é um leitor de RSS e terá seu espaço pessoal de informação.

Se quiser buscar RSS por temas, palavras-chave, pode utilizar serviços de busca como Feedster ou Daypop.

Leitores RSS

Os leitores de RSS são programas que facilitam a gestão de inscrições a RSS e a recepção de conteúdos.

Existe grande quantidade de programas leitores de RSS que se instalam em diferentes sistemas operacionais ou inclusive desde um navegador web mediante inscrições personalizadas. Se não quiser ou não puder você pode instalar um programa em seu computador, recomendamos esta opção.

Existe uma infinidade de programas para a inscrição e leitura de RSS: busque em About.com ou no Diretório de Google.

Leitores RSS recomendados

Nome Sistema
Bloglines Web
Amphetadesk Web
NetNewsWire Mac OS X
News Fire Mac OS X
Sharp Reader Windows
Feed Demon Windows
NewsGator Windows (Outlook)
Straw Linux






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato