RSS Publisher

Programa para publicar conteúdos feed RSS em um web site, que automatiza as tarefas de salvar e carregar conteúdos RSS de outras web na sua.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 21/1/08
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows
Idioma: Inglês
Licença: freeware
Tamanho: 1.1 MB
Web: http://www.extralabs.net

Vamos apresentar um programa original, pelo menos para mim no momento de escrever este artigo. É um programa que serve para baixar arquivos XML de feeds RSS de qualquer web e para colocá-los na sua através de FTP.

Talvez convém começar esclarecendo que são os feeds de RSS. Pois isso são as folhas ou arquivos XML que contém as últimas novidades de um web site. Costumam ter os títulos dos artigos ou o que for publicado nesse site, junto com descrições e links às informações. Estes feed de RSS são publicados por sites como CriarWeb.com para anunciar suas novidades e os usuários, por meio de leitores RSS, recebem esses titulares e se houver algum que lhe interesse, pois então entrarão na página para consultá-lo.

O que faz RSS Publisher é extrair feeds dos sites que selecionemos e publicá-los em nosso próprio site. Mas atenção, que não estou dizendo pegar as informações completas, artigos ou FAQs ou o que for, e sim unicamente os titulares. Pegar os artigos completos, a parte de significar repetir conteúdos, poderia violar as leis de propriedade intelectual. Porém os titulares ou feed RSS realmente estão para divulgar as novidades de uma web e incluem links à página que publica os materiais. Com isso, seguramente haja poucos sites que se possam se opor a que você coloque suas últimas novidades em sua página já que realmente o que você está colocando são links para o site onde está pegando os titulares.

Agora também, se tiver que fazer manualmente, uma vez por dia ou por semana, a tarefa de baixar os RSS de um ou vários sites e logo passá-los à sua própria página, pois seria uma chateação. Realmente se controlar alguma linguagem de programação, poderia fazer isto automaticamente, porém se não for assim, pois teria que fazê-lo através de um par de programas e perder bastante tempo.

RSS Publisher faz esse processo de uma maneira automática. O que tem que fazer é criar uma tarefa, na que configura parâmetros como a URL do RSS que você quer baixar e o destino onde deseja colocá-lo em seu site. Logo, ao executar as tarefas com cada um dos feed RSS que desejar atualizar, ele se encarrega de baixá-lo, salvá-lo em seu disco rígido e logo, passá-lo ao seu servidor web por FTP.

Valorização e detalhes sobre o uso de RSS Publisher

A idéia não está mal, visto que com este programa você pode ter informação sempre atualizada em seu site, com as novidades que publicam outros sites. Embora pode acontecer que estas informações sejam uma saída de seus usuários para outras webs, estará proporcionando-lhes informação útil e provavelmente voltarão.

Porém, RSS Publisher se complicou um pouco, dentro de sua simplicidade. A verdade é que as opções de criação das tarefas são muito simples, porém me custou bastante configurá-las. Primeiro falta uma boa explicação das funcionalidades, com detalhe e explicando o que é cada coisa que se pode configurar na tarefa. Além de exemplos de configuração, que é sempre bom ter. A ajuda do programa é uma página web onde simplesmente enumera suas capacidades e não fala nada de seus menus e como configurá-los.

Depois de provar RSS Publisher e penar um pouco com ele, afinal consegui que funcione e que faça o que de verdade propõe o que pode fazer. Para isso:

Na aba de backup:
  • Em RSS feed ponho a URL do feed que desejo baixar.
  • As posições de smart backup (que se supõe que pode criar um backup com todos os RSS que vier baixando de uma site) as desativei, que os RSS desta tarefa os carregue sempre em um mesmo diretório e com o mesmo nome. O último select (que aparece antes de "filename.ext") o deixo com um valor em branco.
Na aba Upload:
  • Em FTP Server coloco os dados do FTP de meu servidor. No campo path coloco a rota do diretório onde deve colocar o RSS carregado em meu servidor web, que é específico para esta tarefa. A rota não acaba no nome do diretório, sem a última barra "/".
  • Nos campos de Feed: localfile coloco a rota em meu disco rígido onde se salva o RSS baixado. A rota completa, acabada no nome do arquivo.
  • No campo RSS feed coloco o nome do arquivo com o que quero que se salve em meu servidor web.
  • E logo os campos RSS image, perdoe minha ignorância, mas não sei para que servem.
Contudo, não consigo utilizar todas as características do programa, por falta de ajudas e por não ter encontrado documentação em Internet que explique o manejo. Suponho que se continuam atualizando o programa e criam uma série de ajudas, poderá ser ainda mais útil.

De momento, pode ser que interesse a alguma pessoa para colocar RSS de outras webs na sua de maneira automática.



Mais informações e downloads
http://www.extralabs.net

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato