Seleção de uma silhueta com a ferramenta Freeform Pen de Photoshop

As seleções mais avançadas podem ser feitas com a ferramenta Freeform (Caneta de Forma Livre) de Photoshop, que permite fazer curvas e construir a seleção em vários passos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 11/2/09
Valorize este artigo:
Outro dia estivemos dando umas noções sobre como fazer uma seleção em Photoshop de uma silhueta, para logo fazer com ela um recorte para utilizar em qualquer composição de imagem. Vimos a técnica para realizar a seleção com a ferramenta de laço poligonal, e depois vimos sobre as opções de antialiasing e feather das seleções. Agora iremos dar um passo adiante explicando a técnica para fazer seleções com a ferramenta freeform pen de Photoshop.

A ferramenta freeform pen de Photoshop serve para realizar traçados ou formas que logo podemos utilizar para várias cosas. Nós neste caso, vamos aprender a utilizar a ferramenta freeform pen para fazer uma seleção avançada, que incluía linhas retas, porém também curvas perfeitamente traçadas. Ademais, a freeform pen nos dá a possibilidade de desenhar a seleção em vários passos, sem problema se errarmos, porque sempre podemos voltar atrás e continuar fazendo a seleção pelo lugar onde a deixamos, enquanto ainda estava bem feita.

A experiência me demonstrou que é muito mais interessante utilizar a freeform pen para fazer uma seleção, no caso de ser muito complicada ou muito grande, em comparação com a ferramenta laço poligonal. Por várias razões:
  • Porque com a ferramenta freeform pen podemos realizar curvas perfeitas, que podemos adaptar à silhueta que queremos selecionar. Com o laço poligonal só podemos fazer linhas retas. Com o qual os resultados com a freeform pen serão sempre muito melhores.
  • Porque a ferramenta freeform pen permite editar um traçado à medida que formos fazendo, podendo voltar para trás se errarmos, com o menu edição - desfazer, ou ainda aumentando o traçado realizado uma vez terminado.
Antes de continuar, convém ler o artigo onde explicamos os detalhes gerais da ferramenta freeform pen.

Fazer uma seleção com a ferramenta freeform pen

Com Photoshop, fazer uma seleção de uma silhueta é simples. Algumas recomendações iniciais já foram ditas quando explicamos como fazer seleções com o laço poligonal.

Para começar o traçado colocaremos um primeiro ponto de âncora. Logo, iremos colocando novos pontos de âncora clicando em outros lugares do elemento que queremos selecionar. À medida que coloquemos outros pontos de âncora vão se fazendo retas, porém, sempre podemos fazer uma curva, no momento que colocamos um ponto de âncora, sem deixar de clicar o botão esquerdo, arrastando com o mouse.

Quando fazemos traçados e colocamos curvas, o seguinte ponto de âncora continuará a curva realizada no anterior ponto de âncora. Isto é um efeito que costuma ser indesejável e para evitá-lo podemos utilizar a ferramenta Converter ponto de âncora para mover as linhas que saem dos pontos de âncora para fora. Às vezes convém levar essas linhas para o centro de tudo, para que o anterior ponto de âncora colocado não influa no seguinte que coloquemos.

Aliás, com a ferramenta freeform selecionada, quando clicarmos ALT nos sairá automaticamente a ferramenta Converter ponto de âncora, para não ter que selecioná-la na barra de ferramentas de Photoshop.

Outra coisa que vale comentar é que às vezes deixamos um traçado não completado e no meio utilizamos outra ferramenta de Photoshop, então ao colocar um ponto de âncora novo, se inicia um novo traçado. Então, para continuar com o traçado que tínhamos antes temos que selecionar a camada onde está o traçado que queremos prosseguir e, com a ferramenta freeform pen, clicar no último ou no primeiro ponto que havia no traçado incompleto.

Porém, todas estas técnicas do uso da freeform pen já havíamos comentado no artigo ferramenta freeform pen de Photoshop.

Aqui vemos um traçado por completar no qual utilizamos a freeform pen, que nos permite criar linhas curvas adaptadas ao contorno do objeto que se deseja selecionar.


À medida que formos fazendo o traçado veremos que se vai criando um preenchimento, que às vezes experimentaremos que nos tapa a própria imagem e nos dificulta fazer a silhueta. A solução é alterar a opacidade da camada que contem o traçado, através da janela de camadas.


Fazemos o traçado, até completá-lo, terminando outra vez pelo primeiro ponto que começamos. Com isso, ficará realizado o traçado da área que pretendemos selecionar. O resultado será algo como o que vemos nesta imagem:


Para fazer a seleção a partir deste traçado só nos falta, com a ferramenta freeform pen, clicar com o botão direito no traçado e clicar em "Selecionar...". Aparecerá um quadro de diálogo para a criação da seleção.


Entre as opções que encontraremos ao fazer a seleção estão os conhecidos antialiasing e feather.

Uma vez realizada a seleção veremos a qualidade da mesma, sobretudo quando se referem às curvas, que ficam muito melhor definidas utilizando a ferramenta freeform pen do que com a ferramenta de laço poligonal.

Definitivamente, fazer seleções com a ferramenta freeform pen de Photoshop, tem muitas vantagens





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato