Seleções com Photoshop

O que são as seleções de Photoshop, para que servem e como realizá-las.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 06/7/12
Valorize este artigo:
Neste artigo vamos ver um dos elementos mais básicos e fundamentais de Photoshop para trabalhar com este programa de desenho gráfico, as seleções. São um dos temas mais recorrentes e explicados dentro do Manual de Photoshop que estamos publicando em CriarWeb.com.

Introdução às seleções de Photoshop


As seleções são uma das duas coisas que temos que dominar para tirar partido de Photoshop, a outra coisa que devemos conhecer e utilizar com habilidade são as camadas. Dominando tanto as seleções quanto as camadas, poderemos realizar muitas das operações típicas com o programa e nossa aprendizagem daí por diante se simplificará bastante.

A função das seleções, tal como indica a palavra, é delimitar ou selecionar partes de uma imagem. Nessas partes delimitadas por uma seleção, a seguir, poderemos fazer coisas que afetarão a zona selecionada e não o resto da imagem. Quando trabalhamos com Photoshop frequentemente nossas atividades se baseiam em realizar seleções, para depois fazer qualquer tipo de efeito sobre a área da imagem selecionada, como pintar sobre ela, realizar um filtro, copiar parte de uma imagem, etc.

É tão fundamental o uso de seleções que operações tão básicas como preencher com cor uma parte da imagem, são feitas primeiro selecionando a área que queremos colorir e em seguida, utilizando a ferramenta lata de pintura (porque de outra maneira a lata de pintura é muito provável que pinte toda a tela da imagem). Assim que, se não sabemos Photoshop, um dos primeiros assuntos que temos que aprender é a selecionar partes de uma imagem.

Durante nosso trabalho com Photoshop teremos também que ter em conta a seleção que possamos ter ativa em cada momento, pois qualquer ação que realizemos com o programa se efetuará apenas dentro da área que tenhamos selecionada. Neste sentido, provavelmente alguma vez acontecerá que você tente realizar uma ação, como pintar com o pincel sobre a imagem, e o pincel não pinte nada. Isto pode se dever a que tenhamos una seleção realizada e estejamos tentando pintar fora dela. O resultado será que o pincel não pintará nada, pois as ações que façamos com Photoshop só se realizam, como digo, dentro da área que esteja selecionada.

Um detalhe, para que possamos perceber o importante que é o uso de seleções, é que Photoshop dispõe um menu do programa (dos típicos Arquivo, Edição...) que é para uso exclusivo de ações com seleções (Menu "Seleção"). Diga-se de passagem , este menu contém muitas opções para realizar com seleções, como selecionar toda a imagem, deselecionar (eliminar a seleção atual), inverter a seleção, modificá-la de varias maneiras, etc. Convém dar uma olhada neste menu para ver que ações permite.

Ferramentas para selecionar


Existem muitas maneiras de realizar seleções em Photoshop, por meio de diversas ferramentas, que oferecem distintos tipos de métodos para selecionar partes de uma imagem, que nos serão úteis em um ou outro caso. Estas ferramentas de seleção nem sequer são as únicas que se podem utilizar para fazer seleções, pois ainda há uma serie de métodos que podemos utilizar, de maneira adicional às ferramentas que oferece Photoshop. Não obstante, vamos começar enumerando e descrevendo as diferentes ferramentas disponíveis, que podem ser acessadas a partir da botoneira de ferramentas. Mais adiante veremos outros métodos para selecionar que também podem facilitar nosso trabalho.

Ferramentas de seleção básicas


Englobadas dentro de um mesmo botão da botoneira de ferramentas, há varias ferramentas de seleção básica, como a seleção retangular, marco elíptico, ou as seleções de fila e coluna única.

Nota: Caso não tenhamos dito, para visualizar a listagem de ferramentas que há debaixo de um mesmo botão, temos que clicar sobre o botão e manter por um segundo o botão do mouse. Então aparecerão as diferentes ferramentas que se encontram englobadas em um mesmo espaço.
Estas ferramentas de seleção serão explicadas no artigo Ferramentas básicas de seleção em Photoshop.

Ferramentas de laço


São ferramentas mais complexas para realizar seleções de áreas irregulares. Também há vários tipos de laço, que podem ser úteis em uma ou outra ocasião. Está o laço normal, que permite fazer uma seleção desenhando a mão libre; o laço poligonal, que permite desenhar uma seleção marcando os diversos vértices de um polígono, e o laço magnético, que é um laço à mão livre no qual o próprio programa tenta se ajustar às formas da imagem que haja sobre o site onde estejamos desenhando o laço.

De todas as ferramentas de laço para fazer seleções, a mais interessante e solicitada é o laço poligonal.

Varinha mágica


Outra das ferramentas para realizar seleções é a varinha mágica, que realiza uma seleção da área onde se clique. A seleção que realiza e de toda a área que tenha uma cor parecida com o lugar onde se clicou, limitando a seleção por qualquer mudança de cor, mais ou menos brusco.

Sem dúvida, a ferramenta varinha mágica é uma das preferidas dos usuários inexpertos, mas pouco a pouco, à medida que vamos dominando o programa, a vamos utilizando cada vez menos. Podemos ver uma descrição da varinha mágica no artigo Seleções com a varinha mágica de Photoshop

Ferramenta recortar


Esta ferramenta também pode ser englobada dentro das ferramentas de seleção, porque serve para fazer uma seleção, que depois podemos recortar para ficar na imagem unicamente a parte selecionada e recortada.

A ferramenta recortar foi explicada no artigo Recortar e redimensionar com a ferramenta de recorte de Photoshop

Outras coisas interessantes sobre as seleções de Photoshop


Até agora enumerado e descrevemos ligeiramente as ferramentas de seleção de que dispõe Photoshop, mas como dizia, existem vários outros modos de realizar seleções e operar com elas, que também convém conhecer. Veremos isso mais adiante neste manual.

Porém, queria chamar a atenção sobre outros temas que você também deve conhecer sobre as seleções e que já tratamos em outros capítulos do Manual de Photoshop. Um deles é o suavizado e esfumaçado de seleções de Photoshop, que servirá para fazer seleções com as bordas suavizadas e esfumaçadas. Isto pode ser visto no artigo Suavizado e esfumaçado das seleções em Photoshop.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato