Servidores e hosting, comparando e valorando serviços

Tipos de alojamento e servidores para publicar uma web, assim como os fatores que influem na ontratação de um serviço de hosting.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 02/12/13
Valorize este artigo:

Neste artigo queremos resumir toda a informação necessária para poder entender os distintos tipos de alojamento e suas características, disponibilizando toda uma serie de parâmetros que nos devem ajudar a escolher o melhor serviço de hospedagem de uma web.

Dividimos a informação em dois blocos, por um lado os tipos de alojamento que podemos contratar, desde os mais econômicos mas com piores características, aos mais caros e com maior potência e possibilidades de configuração. Por outro lado veremos as características que podem influir na decisão de contratar qualquer tipo de hospedagem.

Nota: Não mencionamos nem recomendamos nenhuma empresa, pois não é nossa intenção fazer publicidade de ninguém, mas sim dar dados objetivos.

Tipos de alojamento, desde hosting gratuito a dedicados

Começamos analisando os diferentes tipos de alojamento e as vantagens e inconvenientes de cada um.

Alojamento gratuito:
Esta é a opção menos profissional e a menos recomendável. Se você não se importa com seu negocio e só está na web por simples lazer, pode ser que sirva, mas tão logo você quiser oferecer uma boa apresentação, deve pensar em outras possibilidades. No vídeo se analisou o fato de que ser gratuito signifique realmente que não nos custe dinheiro porque um alojamento ruim pode afastar você de seus objetivos e a médio prazo o mais provável é que você deixe de ganhar ou inclusive perca dinheiro.
Vantagens: Preço Gratuito?
Desvantagens: Pouco profissional, pouco confiável, zero suporte

Hosting compartilhado:
Você deve pelo menos avaliar esta possibilidade, que permite ter um domínio próprio e assim contar com um nome definitivo na Internet e uma divulgação de sua marca ou serviço de uma maneira profissional. O alojamento compartilhado permite a você ter um espaço em um servidor, embora muitas vezes esteja massificado e o bom andamento de sua web dependa muito do uso que outras pessoas e empresas estejam dando ao servidor onde você está alojado.
Vantagens: Preço, solução profissional, usar um domínio próprio, administrado?
Desvantagens: Massificado, pouco configurável, às vezes pouco confiável

Alojamento reseller:
É um alojamento compartilhado, mas com um painel de controle um pouco mais completo, no que você pode inscrever vários alojamentos para vários clientes, com vários domínios. Deste modo você pode oferecer com "marca branca" serviços de hosting aos clientes para os quais você trabalha e tirar um pouco por lhes oferecer a manutenção.
Vantagens: Igual que alojamento compartilhado e melhor preço? (com volume de clientes)
Desvantagens: as mesmas do hosting compartilhado

Servidor VPS:
O servidor VPS ou Servidor privado virtual permite ter um servidor autônomo para seu negócio, totalmente configurável, segundo as necessidades dos projetos que você possa alojar. Contudo, o fato de ser virtual significa que está localizado em uma máquina física junto com outros servidores virtuais, de modo que na realidade você está compartilhando recursos.
Vantagens: Preço e possibilidades de configuração
Desvantagens: Não está administrado e você compartilha a máquina com outros

Servidor dedicado:
È a opção mais avançada embora também a mais cara. Realmente é uma máquina física que você tem só para você, e que por isso, você pode fazer o que quiser com ela. Compartilha as possibilidades de configuração dos VPS, mas não tem a desvantagem de compartilhar recursos, e desse modo você sabe bem que tudo aquilo que aconteça com essa máquina é de sua responsabilidade. No entanto, neste tipo de alojamento você precisa saber configurar sua própria máquina, ou usar os frequentemente perigosos painéis de controle para a administração, que às vezes aumentam o preço e abrem possíveis pontos de entrada de ataques de segurança.
Vantagens: Possibilidades de configuração, controle total de seus recursos
Desvantagens: Preço elevado, escalabilidade, necessidade de administrar

Servidor dedicado administrado:
Trata-se de um servidor dedicado em que se paga um extra para que o administrem. Você tem as vantagens do servidor dedicado, onde ademais se une o suporte de administração oferecido pelo provedor. Atenção a esta opção, que pode nos dar mais problemas que soluções, já que um dos aspectos de que padecem a maioria das empresas de hosting é o suporte técnico e pagar a eles um extra por administrar não nos assegura que vão nos oferecer realmente o serviço técnico diferenciado que estávamos pensando receber.
Vantagens: As mesmas do servidor dedicado, mais a administração
Desvantagens: As mesmas do dedicado, com um preço ainda mais elevado

Cloud hosting ou alojamento na nuvem:
O chamado "Cloud computing" nos trouxe outra solução de características muito específicas para o alojamento web. Trata-se de publicar sua web ou aplicação online em servidores de altíssimo rendimento, em centros de dados de última tecnologia, onde você adquire um espaço virtual totalmente configurável. Tem diversas vantagens que todos os profissionais e empresas podem aproveitar, sendo um dos fatores que estão democratizando o acesso à tecnologia mais de ponta. Na conferência foram mais bem explicados os detalhes desta opção de alojamento.
Vantagens: configurável, atribuir recursos "no momento”, escalável, suporte a picos, preço, não existe sobredimensionamento de recursos…
Desvantagens: você deve administrá-lo, virtualização

Fatores que influem na contratação de um alojamento

À parte do tipo de alojamento que você possa desejar contratar em função de seu orçamento e das necessidades de seu negocio, existem uma serie de parâmetros que podemos avaliar para decidir a empresa que mais nos interessa para contratar o serviço de hosting.

Geografia:
Devemos atender às vezes a leis locais, do país ou região onde queremos oferecer o serviço, assim como o país ou região onde temos nossos servidores. Porém, ademais e, em geral, a geografia influi no idioma de suporte de seu provedor, bem como a velocidade pela proximidade ou distância dos servidores. Também o posicionamento web pode influir, se você quiser ter mais visibilidade localmente.

Velocidade:
Geralmente queremos que nosso alojamento seja o mais rápido possível. A velocidade a priori é difícil de medir e existem vários fatores que podem influir, como sua conexão a Internet, de modo que às vezes é muito relativo. Uma possibilidade é monitorar para averiguar mais ou menos como funcionam as webs alojadas em um provedor e com isso saber a que se ater. Este monitoramento também nos pode dar detalhes importantes, como a disponibilidade do serviço.

Transferência:
É um fator que olhamos muito porque pode encarecer o serviço se nosso website tem muitas. Leia a letra pequena, porque ninguém te oferece transferência ilimitada (desconfie deste tipo de mensagens). A transferência tem grandes diferenças dependendo da região onde esteja a empresa de alojamento que você contrate.

Preço:
Geralmente é o que vamos olhar em qualquer produto de hosting, pelo menos é o que primeiro nos entra pelos olhos. Porém atenção, porque muitas vezes o preço está unido à qualidade do serviço e contratar algo só porque é barato às vezes sai caro por outra parte. Em algo que realmente se pode economizar sem nos preocuparmos tanto com a qualidade do serviço é no registro de domínios, algo importante sobretudo se você pensa contratar vários, seja porque você os necessita para suas vias de negocio ou para seus distintos clientes.

Atenção ao cliente e suporte técnico:
Por último, está o fator que pensamos que mais deveria nos ajudar a decidir, o suporte técnico que nos ofereçam como clientes da empresa de hosting. Infelizmente é onde mais falham a maioria das empresas e, sobretudo, as que competem por preços. Já não dizemos que se trate de ter um "excelente" serviço de suporte técnico, que quase nenhuma empresa do setor pode oferecer pelas características do modelo de negócio da hospedagem web, mas pelo menos ter um "digno" serviço de atenção ao cliente. Lamentavelmente, este é um detalhe que não vamos conhecer até contratar o serviço, ou pior, até ter um verdadeiro problema que requeira atenção rápida. Não há regra certa neste item, às vezes pagar mais caro tampouco é sinônimo de melhor suporte.






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato