Os sistemas de afiliação são rentáveis?

Existem muitos sistemas para ganhar dinheiro em páginas web, porém, é possível alcançar a rentabilidade de um web site através dos sistemas de afiliação?

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 09/10/07
Valorize este artigo:
A raíz do artigo sobre desenvolvimento de produtos próprios, uma pessoa me escreveu para resolver umas dúvidas que tinha. Queria saber se os sistemas para ganhar dinheiro em uma web funcionam realmente, para saber se lhe convém, ou não, começar o empreendimento. Para esclarecer as dúvidas desta pessoa e as de outras que tiverem lido o citado artigo, cabe ampliar um pouco a informação.

Talvez convenha publicar parte do texto do correio que recebi. Muitas pessoas podem ter também esta mesma pergunta:

Sou um webmaster que estou preparando uma web, a qual espero que chegue a se auto-financiar mediante publicidade em dois ou três anos (se conseguir os usuários necessários).

Minha dúvida é se se pode chegar a ganhar com a publicidade de empresas como Tradedoubler, Netfilia, Adsense Google, etc. Pelo menos, para pagar a hospedagem da web e algo para compensar o tempo dedicado à administração do site. Não espero viver dele, porém, tampouco gostaria de perder dinheiro.

A resposta e orientação que teria que dar a esta pessoa pode-se ver a seguir:

Estes sistemas de afiliação podem funcionar bem, de fato muitas webs os utilizam com sucesso, porém, você necessita obter certo tráfego para que as rendas sejam interessantes. Não obstante e antes de começar a discutir sobre o tema perguntado, meu conselho é que, se tiver um projeto, comece-o quanto antes. Você tem que saber que estará como um ano e meio ou dois de "rodagem", até conseguir o tráfego suficiente para rentabilizar seu negócio na Internet, portanto, começar o a quanto antes é o melhor.

Quanto aos sistemas de afiliação, há que saber que a rentabilidade é complicada porque muitas vezes não se utilizam corretamente. Se um webmaster pensa que colocando um banner começará imediatamente a obter rendas, na maioria dos casos se equivoca. Precisaria de um tráfego monstruoso para que só o fato de colocar um banner dê rendas satisfatórias.

Os sistemas de afiliação costumam recompensar aos webmasters afiliados através de comissões pelas vendas realizadas, ou no melhor dos casos, pelos cliques efetuados nos banners. Por isso, devemos ser conscientes que, para rentabilizar os espaços de publicidade, o mais importante é que as campanhas sejam efetivas, ou seja, que chamem a atenção dos usuários para conseguir ventas ou cliques.

Para potenciar a efetividade das campanhas temos que trabalhar bastante e ter um site web que mereça o interesse e a confiança dos visitantes. Além disso, temos que enfocar corretamente o marketing. Por exemplo, seriam interessantes detalhes como:

  • Que as campanhas estejam muito enfocadas para o tipo de público que nos visita. Se tivermos uma web de viagens, funcionarão bem as campanhas de venda de vôos, reserva de hotéis, etc. Porém, certamente nessa web de viagens não funcionem para nada a venda de seguros de carros ou motos, que poderiam dar bons resultados se nossa web estivesse dedicada ao motor.
  • Oferecer os produtos ou serviços que você divulgar como se fossem ajudas para os visitantes, mais do que promoções. Misturar as promoções de produtos convenientemente com o conteúdo pode ser uma boa idéia para que os usuários percebam como ajudas.
  • Vigilar como se apresentam as promoções e estar pendentes para situá-las da maneira mais adequada, segundo os resultados que vamos obtendo.
Enfim, é necessário um pouco de inteligência e de bom senso para conseguir resultados com os sistemas de afiliação.

O que nunca há que fazer nos sistemas de afiliação é realizar por nós mesmos os cliques, de maneira fraudulenta. Há que saber que o segredo de obter rendas não está em fazer trapaças, que lhe podem dar resultados ridículos e acarrear problemas piores -como a expulsão-, e sim, planejar bem as campanhas para que sejam efetivas. Se fizer trapaças, todos sairão perdendo: tanto os anunciantes finais como outros afiliados como você e sobretudo, a credibilidade do sistema que havia confiado em sua web como suporte publicitário, como Tradedoubler, Netfilia ou Google Adsense.

Rentabilidade dos sistemas de afiliação

Entre todos os sistemas que comentamos, sobretudo funciona bem o de Google Adsense, Outros sistemas como Tradedoubler ou Netfilia costumam ser bastante piores, mas também pode dar algo, embora se necessita muito mais tráfego para obter as rendas. Isto é porque os anúncios de Adsense são contextuais com o conteúdo da página. Muito específicos, e ao mesmo tempo muito mais variados. Enquanto que os sistemas de afiliação costumam ser mais generalistas e não têm tanta variedade para selecionar grande número de campanhas que se ajustem aos conteúdos de nosso site.

Eu acho que você não deve se preocupar por perder dinheiro com seu projeto. Se na verdade o que custa mais trabalho é ganhar a vida com uma página. Porém, com o preço que se pode obter um domínio e hospedagem, perder dinheiro é difícil.

Há muitos tipos de webs, porém eu separaria aquí as webs que oferecem principalmente conteúdos das que oferecem serviços. As webs que oferecem conteúdos são mais fáceis de manter, porque requerem menos trabalho do dia a dia, simplesmente publicar artigos e manter a página atualizada. Isto pode ser feito facilmente em seu tempo livre. Entretanto, as webs que oferecem serviços são à princípio mais difíceis de manter, porque há que dar suporte aos usuários e estar atento para que todos visitantes conheçam o site, saibam utilizar e respeitem as normas de uso.

Ademais, é mais fácil divulgar uma página que ofereça conteúdos e é mais simples também que encontre campanhas relacionadas com seus conteúdos que com um serviço. Além disso, quando se oferece um serviço, geralmente ninguém deseja tornar-se concorrente colocando banners de páginas que oferecem o mesmo serviço.

Concretizando sobre a rentabilidade dos sistemas de afiliação, com Adsense, em três ou quatro meses desde que inaugure a página, já poderá ganhar o suficiente para pagar a hospedagem, embora tudo dependa de sua capacidade de promover bem o projeto e obter visitas. Se tudo for bem, em pouco tempo mais, obterá em um mês uma quantidade superior ao que você paga na hospedagem durante todo um ano. Com determinação e persistência está ao alcance de qualquer um que tente.

Como comentário importante tenho que dizer que o sucesso de seu projeto não vai depender da facilidade ou não de rentabilizar uma página no momento atual do mercado, e sim de sua capacidade na hora de fazer um bom trabalho. É fundamental escolher um bom tema ou modelo de negócio, fazer uma página com um conteúdo bom e atrativo, além de saber promovê-lo bem para obter visitantes.

Resumindo, alguns conselhos seriam:

  • Dedique sua página a um tema ou serviço em concreto. Fuja de páginas que oferecem um pouco de um montão de temas diferentes. A especialização é uma das chaves de obter bons resultados. Visto que o mais provável é que uma só pessoa realize todo o trabalho, não poderia tratar profundamente de nenhum tema se tenta abranger demais.
  • Aprenda a promover corretamente sua página web. Existe uma infinidade de técnicas que se podem aplicar.
  • Trabalhe de maneira constante e dê tempo para obter o que busca.
Referências úteis em CriarWeb.com:
- Seção de Divulgação de webs
- Seção de Rentabilizar um site





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato