Spoon: biblioteca PHP 5

Spoon é uma biblioteca de código desenvolvida em PHP 5 que serve para acelerar a criação de aplicações web 2.0.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/6/10
Valorize este artigo:
Quando encaramos o desenvolvimento de um novo projeto com PHP é normal que haja diversas tarefas que sejam semelhantes e que possamos reutilizar o código de anteriores trabalhos. Inclusive, como provavelmente saberemos, existem pessoas e grupos de desesenvolvedores que colocam à disposição de todo mundo seus pacotes básicos de funções para realizar tarefas comuns. Spoon é um exemplo disso.

Tal como se descrevem a si mesmos, Spoon é uma biblioteca de código PHP5 que prima a velocidade, tanto de execução de páginas como na hora de escrever código. Graças a sua clara estrutura lógica, oferece uma curva de aprendizagem muito ligeira para os programadores, independentemente da experiência que tenham. Spoon oferece uma grande série de classes bem documentadas, que conformam uma biblioteca preparada para utilizar no desenvolvimento de web sites, dos denominados web 2.0.

Podemos encontrar Spoon Library na página: http://www.spoon-library.be/

Spoon não é um framework

Quando pensamos em bibliotecas de código para nos ajudar a desenvolver aplicações web de maneira mais rápida nos vem à cabeça os populares frameworks PHP. Porém, Spoon não é um framework, e sim, um conjunto de classes, de programação orientada a objetos em PHP 5. A diferença básica é que, enquanto os frameworks nos condicionam na hora de escrever aplicações web, para trabalhar de uma maneira determinada, Spoon não se preocupa com isso, e sim, oferece o que tem para que o utilizemos como melhor nos convenha.

Que Spoon não seja um framework é uma das chaves para saber se nos interessará ou não para nosso trabalho de desenvolvimento. Suas diferenças com respeito aos frameworks algumas vezes se traduzirão em vantagens e outras em incovenientes. Entre as vantagens temos:

  • Facilidade de instalação;
  • Simplicidade de uso, sobretudo para dar os primeiros passos;
  • Possibilidade de continuar com nossas práticas habituais de desenvolvimento;
  • Maior rapidez de execução das páginas.
Porém, claro que também existem desvantagens se compararmos Spoon com respeito a um framework e é que o alcance de Spoon talvez não seja tão grande. Sobretudo a vantagem relatada anteriormente, de continuar com nossas práticas de desenvolvimentos anteriores, pode se voltar contra nós mesmos, porque se estivermos fazendo mal as coisas, com Spoon provavelmente continuaremos fazendo-as mal. Entretanto, os frameworks muitas vezes nos fazem programar de uma maneira determinada porque está demonstrado que é uma boa forma de desenvolver aplicações e é que, tal como estão desenhados os frameworks, muitas vezes nos forçam a realizar práticas de programação sempre recomendáveis, como reutilizar código fonte, encapsular determinadas partes da aplicação para resolver suas complexidades, assegurar que todos os dados de entrada são seguros, etc.

Características e funcionalidades de Spoon

Spoon é um produto de código aberto, com licença BSD, o que quer dizer que podemos utilizá-lo livremente para o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicação e inclusive podemos modificá-lo livremente para adaptá-lo as nossas necessidades.

Para termos uma idéia mais exata das funcionalidades que Spoon cobre, podemos dar uma olhada na documentação, onde encontraremos uma listagem dos componentes dos quais dispõem. Veremos que há classes para manejar uma infinidade de partes essenciais nas aplicações web, como são: sessões, formulários, cookies, datas, e-mails, RSS, arquivos, imagens, planilhas, etc.

Portanto, se deseja dispor de um bom conjunto de componentes básicos na hora de programar sua seguinte página web, poderá lhe interessar Spoon e lhe economizará tempo de desenvolvimento. Como poderá ver, é bastante simples de incorporar e você poderá utilizar simplesmente as partes que lhe interessarem, permitindo utilizar suas próprias bibliotecas ou as de outros provedores.

No próximo artigo explicaremos os passos para começar a usar Spoon em nossos web sites.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato