Stylizer

Análise de um editor de CSS pouco convencional, porém de grande utilidade e produtividade. É um produto que permite editar CSS e ver os resultados em tempo real com o motor de vários navegadores.

Por Luis Javier Alvarez


Publicado em: 29/9/09
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows, Mac
Idioma: Inglês
Licença: Freeware / Comercial
Tamanho: 9.79 MB
Web: http://www.skybound.ca/

Existem editores para tudo e CSS não é uma exceção. Entretanto, o programa que nos ocupa não é um editor convencional, e sim, poderíamos dizer que é um navegador com possibilidades de edição das folhas de estilo CSS das páginas que visitamos. Não obstante, tampouco podemos dizer que seja um navegador novo, senão que é uma envoltura para distintos navegadores, que oferece utilidades adicionais para desenhar esquemas de página com CSS.

Stylizer é um produto comercial, porém que tem uma versão reduzida que é gratuita. Ao baixar a versão comercial desfrutamos do programa completo por 14 dias, depois dos quais se torna limitado à versão "Basic", que é gratuita. Podemos baixá-lo através da página de início da companhia desenvolvedora. http://www.skybound.ca/

A verdade é que já havia provado vários editores CSS e Stylizer não tem nada a ver com outros produtos revisados anteriormente. Enquanto que os outros editores se baseiam em uma espécie de editor de texto, com alguns painéis e formulários para agregar regras e propriedades de estilos, CSS Stylizer vai um passo adiante. Os editores que eu conhecia permitiam criar estilos CSS e no melhor dos casos vê-los em funcionamento sobre textos ou elementos de prova colocados pelo próprio editor automaticamente. No presente programa a edição das CSS se realiza sobre a própria página web que estamos visitando.

Seria, por dizer de alguma forma, um programa que permite editar estilos ao vivo, ou seja, sobre a própria página que se está visualizando, podendo editar os CSS de qualquer página web da Internet. Vemos os resultados à medida que vamos fazendo, diretamente com o navegador real, tanto Internet Explorer como Firefox. Nós, ademais podemos intercambiar o motor de navegação a qualquer momento, para saber como se veria o site em qualquer dos browsers mais utilizados, sem sair de Stylizer.

Portanto, como dizem na própria página do produto, se você está buscando um programa de edição de textos com ajudas e referências para editar CSS, Stylizer talvez não lhe satisfaça, ou pelo menos lhe resultará muito estranho. Mas é que este inovador modo de editar as CSS ao vivo tem diversas vantagens, que melhoram sobretudo, a produtividade, podendo desenhar e aplicar estilos de uma maneira mais rápida.

Funcionamento do editor CSS Stylizer

Como dissemos este editor CSS é o mais distante que podemos imaginar a um editor de texto. Parece mais um navegador. Para quem conhece Firebug, em algum momento Stylizer lembra um pouco a extensão de Firefox ou outros produtos similares, que permitem inspecionar a página em busca de erros e mudar dinamicamente o HTML ou o CSS que se está interpretando no navegador. Com a exceção que Stylizer está unicamente focalizado nas CSS e tem todo tipo de ferramentas de ajuda, visualização de regras CSS e sua edição por meio de diversos controles.

O funcionamento é o seguinte: Escreve-se a URL de um website e Stylizer acessa a ela e a mostra como faria qualquer outro navegador. Porém, ademais mostra um painel lateral com todo o CSS que tem este site, organizado de uma maneira que resulta mais fácil de visualizar. Através do painel lateral se pode editar qualquer propriedade e ver imediatamente como afeta à visualização da página. Logo, se pode salvar o CSS diretamente desde Stylizer, conectando por FTP com o servidor ou arquivando-o em nosso computador local.

Stylizer tem outro ponto muito interessante e é que permite selecionar o motor com o que visualiza a web, entre Internet Explorer e Firefox, com o qual se pode desde o mesmo programa saber como afetariam as CSS que estamos editando a nossa página nos dois clientes web mais populares.

Disponibilidade

Stylizer se encontra disponível em uma versão gratuita e uma paga. Obviamente, a versão paga tem diversas funcionalidades que são de muita utilidade se nos dedicamos profissionalmente ao desenho de páginas web, para justificar sua compra.

O bom é que, ao baixar o programa, temos acesso à versão de maneira gratuita durante 14 dias, com as funcionalidades completas. Se depois deste tempo não compramos uma licença, continua funcionando, porém com funcionalidades mais básicas. Na própria página de produto se encontra uma comparativa de versões "Basic" (gratuita) e "Ultimate" (paga).

Conclusão sobre Stylizer

Até agora não havia encontrado um editor CSS que realmente valesse a pena utilizar por oferecer algo mais que umas simples ajudas ao escrever código. De fato, até hoje programo CSS a mão e só abro meu editor CSS quando necessito recordar o nome de uma propriedade pouco utilizada ou alguma regra da linguagem sobre a que possa ter dúvidas.

Stylizer é um produto destes que apetece utilizar, embora seja só por "investigar" um pouco, visto que sua filosofia de trabalho resulta muito atraente. De qualquer maneira, não creio que todas as pessoas pensem o mesmo, porque se tivermos muita soltura escrevendo código, talvez até seja mais rápido fazer as CSS com qualquer editor de textos e ver os resultados no próprio navegador. Tudo dependerá de nossa soltura codificando e os conhecimentos de CSS que tivermos, porém o que é certo é que Stylizer é bastante cômodo, pelo fato de ver ao vivo o que estamos fazendo sobre o web site real.

tela de stylizer



Mais informações e downloads
http://www.skybound.ca/

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato