Tecnologias para desenvolvimento de objetivos avançados

Se pretendemos realizar páginas web avançadas teremos que aprender a programar e usar tecnologias mais complexas.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 10/10/08
Valorize este artigo:
No artigo Pensar nos objetivos para saber o que aprender já examinamos as tecnologias recomendadas para projetos simples. Agora veremos o que temos que aprender em projetos mais avançados.

Pode ser que você esteja muito animado e se sinta com vontade e força suficientes para dominar o mundo do desenvolvimento de webs. Isto é ótimo!! Apoiamos e incentivamos isso. Além do mais, é muito divertido.

Também lhe recomendamos que leia o manual Desde zero, caso ainda não o tenha lido ou não tenha claros os conceitos básicos.

Porém, o que lhe recomendamos encarecidamente é que aprenda HTML. Uma linguagem com uma sintaxe muito simples que serve para criar páginas web. Mesmo que já tenha utilizado um programa para fazer uma web, no fundo, esse programa estava definindo a página mediante a linguagem HTML. Quase qualquer passo que você for dar a seguir no desenvolvimento de webs requererá que tenha aprendido HTML.

Quando dizemos aprender HTML, nos referimos a aprender a escrever nós mesmos o código HTML para fazer suas próprias páginas web. Para escrever código HTML poderá fazê-lo com o Bloco de Notas, porém, certamente em algum momento terá que passar a algum editor mais avançado que lhe ajude a escrever o código e a acelerar o processo de criação das páginas. Então, pode escolher entre vários editores, como poderiam ser Homesite ou HTML Kit.

Uma vez dominado o HTML, com certeza será bom aprender CSS, que é uma linguagem com a qual se define a forma de uma página web, ou seja, o aspecto que terá. CSS é complementar ao HTML. Embora somente com HTML já possa definir muitos parâmetros do aspecto de uma página, com CSS se podem definir muitas mais coisas. Não só permite trabalhar com muito mais detalhe, como também que se beneficie de diversas vantagens que explicamos em nossos manuais de CSS.

Se quiser aprender a programar

Para chegar ainda mais longe, você necessitará aprender a programar. Dito de outra forma, se não quiser ter fronteiras em suas capacidades de desenvolvimento, terá que colocar a mão no código. Quando você escrevia HTML já pôde se familiarizar sobre o que era escrever um código fonte, porém as linguagens de programação que deverá aprender agora são um pouco diferentes.

Para aprender as bases da programação estamos publicando agora um manual para programar. Sem sairmos do âmbito da web, uma linguagem muito boa para aprender a programar é Javascript. Nosso manual de Javascript está escrito pensando justamente nisso, que uma pessoa possa aprender a programar desde zero, aos poucos e com explicações detalhadas que lhe possibilite dar o salto à programação.

O código Javascript se escreve dentro da própria página web, com o qual as ferramentas para edição são as mesmas que para escrever código HTML.

Para ter uma visão geral das distintas linguagens de programação que se utilizam na web temos um manual chamado Introdução às linguagens do web. Este manual não lhe ensinará a programar em nenhuma linguagem. Mas sim lhe explicará quais existem e para que se utiliza cada uma, seguindo a rota lógica de aprendizagem, desde o mais simples ao mais complicado.

Se quiser fazer páginas web com funcionalidades avançadas

As páginas web grandes, ou as que oferecem serviços avançados, se constroem utilizando linguagens de programação do lado do servidor. Estes linguagens servem para construir as páginas web com dados que são extraídos de um banco de dados e são capazes de levar um seguimento das ações do cliente e memorizar coisas durante toda a visita à página desse cliente. Este tipo de páginas web com programação do lado do servidor se chamam aplicações web.

As linguagens do servidor são já bastante complexas, embora seu uso seja muito simples porque o código continua se incluindo dentro do próprio código HTML da página web. Não obstante, implicam conhecer os conceitos de páginas dinâmicas de servidor. Esses conceitos foram explicados no manual Introdução às linguagens do web, e se detalham no manual de Páginas dinâmicas.

Como se pode ler nos manuais mencionados acima, existe várias linguagens de programação de páginas do lado do servidor. Quase todas permitem fazer as mesmas coisas, embora algumas sejam mais simples que outras. Estas linguagens são apostas de diferentes organizações e empresas. Por exemplo, a aposta de Microsoft é o ASP e agora .NET. A aposta de Java se chama JSP. Ou a aposta da comunidade de código livre, o popular PHP.

As vantagens ou inconvenientes destas linguagens estão discutidas em diferentes artigos e FAQs dentro de CriarWeb.com

Com que tecnologia programo uma página
O que escolher ASP ou PHP
Comparando JSP com ASP

Há opiniões para todos os gostos. Entretanto, poderíamos dizer que se você se sente cômodo com as tecnologias de Microsoft, aprenda ASP. Se não lhe importa se empenhar em uma aprendizagem mais dura, enquanto também se beneficia das vantagens de Microsoft em seu sistema de desenvolvimento, vá diretamente a .NET.

Se você gostaria de desenvolver com ferramentas com o software livre, aprender PHP tem muitas vantagens. Esta linguagem dispõe de um jogo de funções muito grande e muitas colaborações de uma grande comunidade, que desenvolveu uma série de produtos gratuitos que se podem adaptar facilmente às páginas web. Existem muitos produtos desenvolvidos em PHP, como fóruns, lojas, interfaces de gerenciamento de banco de dados, servidores de banners, etc. disponíveis em PHP gratuitamente para qualquer propósito.

Se lhe interessa um todo-poderoso, JSP é uma tecnologia desenvolvida dentro do âmbito de Java. Utilizar Java para fazer uma página web não tem limites, porém possivelmente se você já sabe que lhe interessa Java ou já desenvolve em Java não estará lendo este artigo. JSP é um pouco mais difícil. Para principiantes não o recomendaria.

Os bancos de dados se estudam paralelamente à programação de servidor

Também terá que aprender a utilizar bancos de dados. Esta é uma tarefa que certamente fará enquanto aprende a programar em uma linguagem de servidor, porque estas linguagens utilizam os bancos de dados para fazer suas funcionalidades avançadas.

Os bancos de dados servem para armazenar informação que logo, em nossa caso, apresentaremos em páginas web. Se tivermos que fazer uma página web com um catálogo de produtos, o normal é que tenhamos o catálogo em um banco de dados e que construamos páginas web que leiam a informação desse catálogo para mostrar seus produtos. O mesmo ocorre com as lojas, porém neste caso também se tem que gerenciar uma lista de usuários, por exemplo. Também um site como CriarWeb.com utiliza um banco de dados para armazenar os conteúdos. Quando se introduz um artigo novo, simplesmente se está inserindo em um banco de dados e linkando-o com as categorias ou manuais adequados.

Os bancos de dados mais adequados dependem da linguagem de programação de servidor que utilizar. Por exemplo, com PHP se costuma utilizar MySQL. Por outro lado, com ASP se utiliza habitualmente Access ou SQL Server. Access para projetos menores e SQL Server para grandes quantidades de informação ou então páginas com um maior tráfego.

Todos os bancos de dados utilizam uma linguagem para manejar sua informação chamado SQL. Esta linguagem é comum para todos os bancos de dados distintos, embora se possam encontrar ligeiras diferenças entre uns sistemas a outros.

Porém, de tudo isto se fala mais detalhadamente nos manuais das distintas tecnologias para programação de aplicações web.

Conclusão

Chegado a este ponto já lhe guiamos em seu descobrimento do desenvolvimento de páginas web. Espero que este enfoque tenha lhe servido de ajuda se era novo nisto e não sabia por onde começar.





Manual: Desde zero

Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
Poderia dar un curso ou manual de logica de programacao
Por: nicole123
12/3/11
é muito educativo e util a informacao que voces dao meus parabens! por este artigo

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato