Os temas que mais interessam aos navegantes

Para que seu web site triunfe agora não só basta montar nossa web com um atrativo design ou uma programação ou usabilidade correta.

Por Leonardo A. Correa


Publicado em: 10/8/07
Valorize este artigo:
Se estivermos procurando desenvolver uma web que interesse aos nossos usuários devemos escolher muito bem o tema a tratar. Para que seu site triunfe agora não só basta montar nossa web com um atrativo design ou uma programação ou usabilidade correta. Estas são somente condições ou fatores que deve cumprir um site para que este seja ameno do lado do usuário. Independentemente disso, seu site deve possuir um tema que o torne atraente por natureza, embora inclusive, não se cumpram as normas básicas da construção de sites.

Sites com temática Exclusiva

Se desenharmos e mantermos um site, por exemplo; que fale sobre herborização, teremos certa quantidade de visitantes mensais. Porém, se nos dedicamos completamente a encher de conteúdos e recursos nossa web sobre este tema, até o ponto de: gerar artigos de leitura, publicações descarregáveis, informações comerciais, venda de acessórios ou ferramentas, etc...estaremos nos garantindo sobre algo não explorado. Cabe destacar que as possibilidades são muitas, entretanto a quantidade de visitas à princípio não serão as ideais.

Está comprovado que os sites com conteúdos técnicos são muito consultados, entretanto pode-se cair no facilíssimo de escolher temas já muito batidos na web, como por exemplo: informática geral, tecnologias, hardware, etc. A web já fala muito desses temas. No entanto, encontram-se poucos sites de qualidade e em português que falem sobre:

  • Programação de linguagens específicas
  • Ramos específicos de engenharias industriais, mecânicas, eletrônicas, etc
  • Materiais de consultas técnicas
  • Fotografia, Livros e Literatura
  • Críticas de livros e cinema
  • Música, partituras, acordes, etc.
  • Pedagogia, Psicologia e humanidades
  • Redes humanitárias e comunidades cooperativas
Penso que a rede é tão rica pela diversidade de temas que trata. E é justamente disso que estamos falando, quanto mais específico for nosso tema a tratar mais possibilidades teremos de nos converter no monopólio sobre certo tema. Se todos pensamos, "faço um site de herborização e ninguém me visitará" estamos cedendo lugar a que outro tome nosso lugar e triunfe neste nicho. Só é questão de tempo e esforço.
As generalidades (sites sobre muitos temas) às vezes trazem visitas, mas só isso, não nos traz um usuário ativo, que participa, que sugere, que contribui com palavras valiosas nos comentários, ou se registra com o desejo de receber nosso boletim de novidades.

Sites de temática Geral.

Segundo Google Zeitgeist, os temas que mais interessam são os que têm algo a ver com o entretenimento e o espetáculo. Este fato é lamentável, a rede vai mais além do que o ambiente do espetáculo oferece. Cabe notar que isto deixa em aberto que a grande maioria dos usuários toma o que tem mais a mão e o usa. Os meios impõem esta tendência até o ponto de eclipsar os conteúdos mais ricos que a rede oferece. Neste caso, a grande maioria dos usuários ignora que existem conteúdos informativos e/ou educativos que têm muito que contribuir ao conhecimento sobre qualquer tema. Entretanto, isto parece interessar muito menos ao usuário médio.
Desta forma segundo as estatísticas que refletem Google Zeitgeist, estes são os temas em ordem de prioridades:

  • Espetáculo
  • Vida de Famosos
  • Notícias de famosos
  • Acontecimentos mundiais
  • Filme e livros
  • Jogos e Xboxs
A lista pode continuar mantendo sempre a mesma linha. Todos estes dados podem ser checados através deste link. Realmente é engraçado e ao mesmo tempo triste saber que não figura no ranking nenhum termo ou palavra-chave que tenha relação sobre temas educativos.

Que tema escolher. [Conclusão]

Escolher um tema para desenvolver nosso site dependerá diretamente de nossos objetivos. Se quisermos desfrutar do que fazemos é fundamental escolhermos um tema que nos atraia pessoalmente. Desta forma, dedicar tempo e esforço será algo prazeroso. Além disso, será mais fácil nos interiorizarmos se trabalhamos com um tema que gostamos.
Se pensarmos somente em ganhar visitas, o enfoque deve ser outro, muito diferente. Teremos que deixar nossos gostos mais de lado e devemos planejar um crescimento e uma expansão mais agressiva. Deve-se fazer provas baseadas em estatísticas confiáveis e fidedignas de quais são as tendências dos usuários frente a determinado tema.

Alguns fatores para ter muito em conta:
Já existem milhares de sites tratando dos temas gerais de espetáculos e essas trivialidades.
Normalmente os sites de temática geral acabam copiando e colando totalmente as notícias de outros sites. (Negativo do lado dos buscadores)
Os sites de temática geral de grande qualidade, são grandes portais que têm uma grande estrutura com editores dedicados a isso e centralizam todas as visitas ou "usuários fiéis".
Como não possuímos ou não sabemos "tudo" o que nossos usuários esperam devemos estar continuamente nos atualizando e aprendendo coisas novas que talvez não nos agradem.
As visitas, de um mês a outro podem ser de várias a milhares.

Deve-se pensar bem antes de começar a trabalhar e dedicar dinheiro e esforço, disso dependerá o que nos arrependamos ou não de ter dedicado horas e horas a nosso site.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato