TOP 10 Técnicas SEO

Existem muitas informações sobre as técnicas SEO, e este artigo não pretende desautorizar nenhum deles e sim, ser um compêndio, melhorando o que outros disseram, ou atribuindo a autoria do que foi melhor dito.

Por Raúl Avilés


Publicado em: 06/12/07
Valorize este artigo:
Não quero que seja muito detalhado, e sim, simplesmente mencionar as áreas em que há que incidir se se quer que uma campanha SEO toque todos os aspectos necessários para conseguir o sucesso. Há links a muitos web sites em português, espanhol ou inglês, que ajudarão enormemente a seguir as diretrizes que detalho neste artigo. Cabe mencionar que para a aplicação de todo o exposto aqui se requer algum tempo, já que a otimização para motores de busca (SEO) é uma técnica longa, dura e difícil .

ASPECTOS INTERNOS

1. Redação apropriada de conteúdos internos: embora não há que redigir todo o conteúdo como se só os buscadores fossem ler, há que cuidar da densidade de palavras e frases clave (artigo em CriarWeb) e manter um equilíbrio entre o que os visitantes e os buscadores lerão (artigo em SearchEngineWatch).

2. Otimização técnica da página:
  • Para a escolha correta do conteúdo das etiquetas meta, pode-se usar ferramentas como:
  • Introduzir má ortografia das palavras-chave que costumam ocorrer ao teclar rápido, por ex: "compar" ao invés de "comprar".
  • Usar nomes de arquivo que contenham frases-chave. Por exemplo, se se pode chamar http://www.suaweb.com/comprar-meu-produto.html, não o chame somente ./comprar.html
  • Não usar hífens baixos em nomes de arquivos longos, usar hífens normais (-).
  • Usar palavras-chave no título da página.
  • Utilizar título e etiquetas meta diferentes para cada página.
  • Usar cabeçalhos (h1, h2, h3...) para definir importância no conteúdo e colocar neles palavras-chave.
  • Utilizar palavras-chave no "anchor text" dos links, preencher todas as etiquetas alt das imagens, e title dos links.
  • Servirmos da melhor tecnologia para que a página carregue rapidamente e o usuário não tenha que esperar.
  • Não utilizar frames.
  • Imprescindível um mapa do site visual (para o usuário), outro em XML (para os buscadores) [programa gratuito recomendado], e o arquivo robots.txt (gerador recomendado).
  • Em qualquer página web sobre posicionamento SEO pode-se encontrar mais dezenas de técnicas como estas:
    • SEOmoz: tem um ranking de técnicas de posicionamento elaborado pelos mais prestigiosos SEO a nível internacional.
    • Dirson
    • 1-em-buscadores
    • (...)
3. Atualizações, criação de dados: os buscadores indexam com mais freqüência as webs que mudam de conteúdo continuamente; portanto se mantivermos um conteúdo de qualidade, e um nível de criação de dados aceitável, a escalada no buscadores se fará mais rapidamente.

LINK BUILDING

4. Este é um dos capítulos mais relevantes do top 10. A construção de links para seu site é o que faz aumentar o PageRank, que é o medidor de importância de webs que utiliza Google (não esqueça que quem lhe faz o link tem que ter um bom PageRank, senão, não se consegue quase nada). Neste ponto, vale fazer referência a um artigo que é toda uma autoridade no tema: 101 Link Building Tips to Market Your Website (por Aaron Wall e Andy Hagans).

5. Redação de conteúdos externos: consiste em escrever artigos, reportagens, comentários e respostas em fóruns....sempre linkando com a autoria no rodapé da página, para seu web site. Aqui eu gostaria de fazer referência a um artigo muito interessante, mas que está em espanhol: El arte de escribir bien para comunicar mejor (Maestros del Web), que como seu próprio nome indica, nos servirá de ajuda para melhorar nossa redação (tanto no papel como em multimídia).

6. Rede social: é importante criar uma comunidade virtual que gere conteúdo mutável e dinâmico para sua web. Isto consiste basicamente em administrar fóruns e manter um blog e/ou escrever em outros. Se se dispõe de mais recursos, podem se construir várias webs "paralelas" com utilidades ou de temática diferente, que afinal de contas encaminhe o tráfego a nossa web principal.

7. Be famous: se há de falar de seu site. Organizar concursos on-line dando um prêmio ao melhor webdesign, ou ao melhor desenho de um logotipo...sempre dá publicidade ao organizador. E como dizem os políticos: que se fale de você é bom, mesmo que digam coisas más; o mal é se ninguém lhe faz caso.

SEGUIMENTO DE RESULTADOS

8. Há que se manter atento ao tráfego que a sua página web gera e como é esse tráfego. Aconselho utilizar Google Analytics. Têm algumas "imperfeições" de tráfego para corrigir, palavras chave com baixo rendimento, etc. Porém, há que ser cauteloso porque uma mudança de palavras-chave pode demorara muito tempo até que seja notada, para bem ou para mal, e se têm que analisar bem os resultados antes de se lançar a uma mudança radical.

RELAÇÕES COMERCIAIS RECORRENTES

9. É útil que outros nos ajudem a vender. Um programa de afiliados ou de comissões por venda realizada sempre é um bom método por três razões fundamentalmente:
  • As pessoas que venderem os produtos por nós está nos fazendo publicidade gratuita através de suas próprias webs ou lojas.
  • As pessoas de nosso programa de afiliados têm que se esforçar em mostrar ao público um produto bom. Ou seja, nos dão boa imagem.
  • Mantenha a uma quantidade fixa de gente sempre interessada em seu site, ou navegando "ao redor" dele, já que são seus comissionistas.
Se seu web site não vende produtos, se pode fazer outro tipo de programas de afiliados, por exemplo, poder colaborar se for uma revista on-line, e assim se beneficiará aos que colaborem (deixarão sua assinatura com sua web no artigo), e a você porque encherão sua web de conteúdo (ponto 3).

OFFNLINE

10. Promoção off-line que reverte em publicações on-line. Publicar em meios de suporte papel (jornais, revistas...), assistir a conferências e congressos.... Quem ler um artigo seu no jornal, ou tiver gostado de uma boa conferência, é muito provável que visite seu site, ou publique uma entrada em seu blog fazendo-lhe uma referência. O boca-a-boca continua sendo efetivo. Inclusive em técnicas SEO.

Todas estas informações são meras DIRETRIZES. O que pretendi com este artigo foi fazer um guia dos pontos indispensáveis para uma campanha SEO. O leitor deste artigo deveria completar a informação de cada ponto do que não tiver conhecimento extenso para poder iniciar assim uma campanha SEO viável.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato