Tradedoubler: banners ou links

Uma experiência em meu trabalho com o sistema de afiliação de Tradedoubler: mais valem os links que os banners.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 23/1/08
Valorize este artigo:
Há anos utilizamos os serviços de Tradedoubler para rentabilizar guiarte.com. Tenho que dizer antes que nada que em um primeiro momento não estava muito convencido de utilizar Tradedoubler para financiar a página, porque não conhecia a potência do sistema de afiliados para obter rendas.

Um belo dia, um integrante de Tradedoubler se colocou em contato conosco para nos dizer que colocássemos suas campanhas e nos convenceu pelo menos de fazer uma prova. Com o tempo nos demos conta que esse receio era injustificado e que Tradedoubler representa uma oportunidade séria de obter rendas.

Para quem nunca ouviu falar de Tradedoubler pode acessar sua página .

Tradedoubler tem vários formatos de anúncios, para integrar na página um ou outro, segundo nossos interesses. Entre os formatos há os típicos banner 468x60, 300x250, skyscraper, etc. Cada anunciante costuma ter vários banner distintos para que cada site web utilize os que melhor lhe convenha. Porém também, pelo menos para alguns anunciantes, tem links de texto. Os links de texto são simples links que podemos colocar em qualquer lugar da página que levam a um endereço com nosso código de afiliado. Se um usuário clicar, será levado à página do cliente e enviará o código de afiliado para que se registrem as janelas ou solicitudes que realize dentro da página e para que nós possamos ganhar comissões através dos visitantes que lhes levemos.

Bom, pois neste artigo quero falar sobre o rendimento dos anúncios comparativamente entre os anúncios de tipo banner e os de tipo link.

À princípio nós optamos pelos anúncios de tipo banner, que sempre se espera que sejam mais efetivos, por chamar mais a atenção.

Porém, com pouco tempo colocamos também uns links na lateral da página, camuflados entre os conteúdos de nosso próprio navegador. É uma idéia que havíamos visto em outro site e que decidimos provar.

Por sorte, Tradedoubler tem ferramentas para fazer informes por elementos gráficos e através deles se pode ver o rendimento de cada formato de publicidade. Então, depois de muito tempo trabalhando, afinal optamos por retirar os banner tradicionais. Por várias razões:
  • A mais importante: As comissões chegadas através dos banners são quase nulas, comparadas com as comissões dos links de texto.
  • Os banners ocupam um espaço quase infinitamente maior que os links.
  • Os links são percebidos como uma ajuda ou uma seção do web e os banners são percebidos como publicidade.
A todas estas razões se uniu uma mudança radical no design do site. Finalmente, no novo design decidimos deixar de lado o banner de 468x60 que era onde tínhamos as campanhas de banners de Tradedoubler.

A decisão foi correta, porque as rendas de Tradedoubler continuam sendo mais ou menos as mesmas e liberamos a página de publicidade. Além disso, os usuários podem ter mais à vista outras promoções, como Adsense, que paga por clique e portanto, vale a pena que esteja destacado.

Outra coisa que já sabíamos, mas que nos voltou a confirmar esta experiência é que a publicidade misturada entre os conteúdos é algo que funciona muito bem, mais que a publicidade tradicional com elementos gráficos. Claro que tem que ser publicidade que tenha muito a ver com a temática do site.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato