Usabilidade e acessibilidade: Conceitos muito diferentes
Veremos as principais diferenças entre estes dois conceitos no modo de entendê-los e aplicá-los facilmente.Por Serviweb
Publicado em: 25/1/08
Muitas vezes ouvimos ou lemos sobre a usabilidade e acessibilidade web, geralmente tendemos a pensar que são uma mesma coisa, porém a verdade é que são totalmente diferentes.
Analisando os comportamentos dos usuários, a Usabilidade nos oferece diferentes técnicas, para realizar uma tarefa (de forma simples e eficaz em um ambiente gráfico relacionado com a web).
Podemos mencionar as principais técnicas de usabilidade:
- Autonomia, os usuários devem ter o controle sobre o site.
- O usuário manda, seria semelhante à regra do cliente que sempre tem a razão.
- Na web qualidade é igual a rapidez. (mais de 20 segundos ou 80% dos visitantes irá embora sem ver a página)
- Se o site não carrega imediatamente, deve colocar um pré-carregamento, assim o usuário permanece no site.
- Devem funcionar todos os links.
- O site deve ser simples, para que os usuários se sintam cômodos e não se percam cada vez que necessitem encontrar algo na página Web.
- Colocar breves conclusões ao princípio ajuda ao usuário a encontrar o que busca em pouco tempo.
- Escreva os conteúdos resumidos um 25% do que colocaria em um papel (ler em tela custa muito)
- Não sobrecarregar de informação aos usuários, devem se realizar percorridos de leitura, ficando a vista qual é a informação principal e qual é a secundária.
- As cores devem ser utilizadas com precaução para não dificultar o acesso aos usuários daltônicos (aprox. um 15% do total).
- Utilizar interfaces conhecidas, os sites devem requerer um mínimo processo de aprendizagem.
- Legibilidade, a cor dos textos deve contrastar com a do fundo, e o tamanho de fonte deve ser suficientemente grande.
Concluindo poderíamos dizer que os usuários devem ser capazes de alcançar seus objetivos com um mínimo esforço e com resultados máximos.
Falar de Acessibilidade Web é falar de um acesso universal à Web, independentemente do tipo de hardware, software, infra-estrutura de rede, idioma, cultura, localização geográfica e capacidades dos usuários. Por exemplo, uma web deixa de ser acessível quando para poder visualizá-la corretamente necessitamos um plugin especial ou navegador.
Então, a idéia é fazer a web acessível para todos os usuários independentemente das circunstâncias e dos dispositivos utilizados na hora de acessar à informação. Uma página acessível o será tanto para uma pessoa com deficiência, como para qualquer outra pessoa que se encontre sob circunstâncias externas que dificultem seu acesso à informação.
Já sabemos agora a diferença entre usável e acessível, só falta colocá-las em prática.