Usabilidade e Retorno de Inversão em websites

Com o crescimento da Web, a Usabilidade foi tomando cada vez mais importância, basicamente porque joga um papel fundamental no ROI (Retorno de Inversão) em um website.

Por Pablo Impallari


Publicado em: 02/11/07
Valorize este artigo:
Primeiramente temos que entender uma coisa:

As pessoas que entram na sua web querem encontrar a informação que necessitam, ou fazer a compra que necessitam, em um minuto e não em meia hora.
Se não conseguem seu objetivo em um tempo razoável, digamos uns 3 minutos, se vão a outro site... e Tchau! Venda perdida.....
Porém, não só querem que seja rápido... como também querem que seja fácil.
Se encontrarem muitas complicações, também irão a outros sites.... e o que é pior... possivelmente vão ao site que é a sua concorrência.
Lamentavelmente, a maioria dos sites comerciais estão pensados e centralizados nas necessidades das empresas... e não na de seus clientes.
Aceite que ninguém está interessado em ver o logo da sua empresa em 3D, movendo-se pela tela com música de fundo.... Fica lindo... mas isso serve de algo para seu cliente?
O que realmente interessa às pessoas que visitam seu site, é o conteúdo que podem encontrar e as coisas que podem fazer com ele.
Os sites que têm sucesso são os sites ÚTEIS... e fáceis de usar.
Um website usável se desenha pensando no cliente, para o cliente e muitas vezes com o cliente.... Sim, isso mesmo... com o cliente, fazemos com que participe do processo de várias formas.

Os websites usáveis são simples, porém justamente essa simplicidade faz com que as pessoas que os visitam encontrem rápido o que necessitam.
Os websites usáveis ajudam às pessoas nos processos interativos, ajudam-lhes a buscar informação, a comprar, a se informar, enfim, lhes ajudam.... esse é o ponto.

O que tem a ver tudo isso com o Retorno de Inversão?

É simples.
Quando você vai comprar algo sempre há um empregado que lhe ajuda, responde às perguntas, mostra os produtos, etc... porém, na internet é muito diferente.
Então, se para comprar um produto on-line há que fazer 15 passos, se registrar, etc, etc... é muito provável que muitas pessoas com intenções de compra, abandonem o processo antes de tornar a compra efetiva e vão ao negócio da esquina.... o mesmo passaria em um negócio se o empregado for um antipático ou lhe tratar mal, não é?
Se em troca conseguimos que sejam somente 4 ou 5 passos, se não lhes obrigamos que se registrem se não quiserem, se lhe ajudamos e guiamos no processo mediante indicações claras e eficazes (tal qual faria um empregado amável) ... a porcentagem das pessoas que abandonam diminuirá drasticamente e então, venderemos mais.
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas compram on-line é por economizar....
Economizar tempo! (pensava que era economizar dinheiro? não... errou... )
Obviamente há outros fatores que influem, o produto que vendemos em si mesmo, o preço, etc... mas se a pessoa está decidida a comprar o produto, indubitavelmente a facilidade ou dificuldade que lhe apresentarmos em nosso site terá muita importância.

E se em meu website não vendemos produtos on-line?

Então, estará desperdiçando um grande canal de vendas... faça uma campanha para vender on-line. Hoje mesmo!

Atenção!... Igualmente pode ajudar ao seu cliente... não só mostrando os produtos ou serviços que oferece... ofereça coisas complementares de seu produto ou serviço, que interessem ao seu cliente.

Por exemplo: Você é dono de uma academia e tem uma página web... não se limite a mostrar somente as fotos da academia, as atividades, os horários... ofereça receitas de comida saudável, dietas, informação nutricional, rotinas de exercício, trilhas para correr... o que você pensar... e se não pensar nada, pergunte a seus clientes!
Dessa forma, talvez uma pessoa que não seja cliente de sua academia entre em seu site para ver essa informação, que é muito mais interessante que as fotos do sua academia (aceite isso)... e talvez decida ir a sua academia. Capte a idéia.... é ajudar-lhes, não só vender.

Melhore seu website!

O objetivo deste artigo é que você se dê conta de que pode aproveitar melhor seu website, pode obter mais consultas sobre seus produtos ou serviços... pode vender mais.... e pode ajudar aos seus clientes, ou futuros clientes...
Simplesmente tornando-o mais fácil de usar e mais útil.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato