Use imagens agrupadas e não utilize ícones

Procure utilizar imagens agrupadas. Ocupam menos e demoram menos em baixar. Não use ícones. Exigem mais esforço para aprender e ninguém os entende.

Por César Martín


Publicado em: 19/7/07
Valorize este artigo:
Resumo: Procure utilizar imagens agrupadas. Ocupam menos e demoram menos em baixar. Não use ícones. Exigem mais esforço para aprender e ninguém os entende.

1. Procure utilizar imagens agrupadas. Ocupam menos e demoram menos para baixar.

Se tiver um menu do tipo com abas e botões, é melhor agrupar todas as imagens em um só documento tipo GIF e no mapa da imagem inclui o tag de "title" para cada zona.

O fato de agrupar as imagens fará com que pese menos e então, baixará mais rápido. Se separa-las em pedaços, realizará muitas petições ao servidor fazendo com que o download dos documentos se atrase e com isso, o total de arquivos a baixar ocupará mais.

  • Alguns sites que fazem uso de imagens separadas: Apple.com
  • Adobe.com - adobe.com já não utiliza uma imagem separada por botão. Atualmente a barra de navegação é uma única imagem que usa um mapa. Atualmente os mapas de imagens permitem criar "title" por zonas de tal forma que o usuário que não baixe as imagens será capaz de usa-los igualmente.
  • Alguns sites que fazem uso de imagens agrupadas: Amazon.com,Yahoo.com
2. Não use ícones. Exigem mais esforço de aprender e ninguém os entende.

Existe a seguinte norma por parte do pessoal do SIDAR.org:
"Os ícones não são sempre compreensíveis para pessoas com limitações psíquicas. Ademais se fossem somente gráficos seriam inacessíveis às pessoas com deficiência visual que utilizem leitores de tela."
Se esta norma não for suficiente para reduzir o uso dos ícones na web, o segundo motivo é que ninguém vai aprender o funcionamento de seu site. Procure colocar as coisas claras evitando exercícios de memória inúteis.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato