Utilização do guia de usabilidade

Como avaliar a usabilidade de uma aplicação web em função do grau de cumprimento e grau de importância dos distintos critérios que analisaremos.

Por Pedro Rubio e Juan F. Calderón Tradução de CRV


Publicado em: 16/8/10
Valorize este artigo:
A utilização deste guia é requerido em atividades de design e de verificação e gestão de qualidade

Utilização durante o design

Este guia está pensado especialmente como ponto de partida para o design de aplicações web. Devemos lembrar que este guia enumera uma série de critérios básicos de usabilidade que devem cumprir as aplicações web genéricas, e aos quais ,talvez ,se deverão acrescentar outros, específicos do contexto do projeto a ser desenvolvido.

Como passo anterior à especificação dos critérios de usabilidade, indicaremos ao leitor a informação que encontrará para cada critério:

  • Grau de importância: indicado com número natural entre 1 e 5 (de menor a maior importância). O grau de importância pode ser reajustado em função do tipo de projeto que se esteja analisando, já que o que poderia ser muito importante para um tipo de aplicação, pode ser insignificante para outro tipo de usuário em outro contexto.
  • Exemplos gráficos que ilustram designs corretos e incorretos com respeito ao critério tratado.
  • Possíveis efeitos percebidos pelo usuário pelo não cumprimento do critério.
Uma vez analisados todos os critérios, deverão ser tomadas as decisões sobre o design, e continuar com o ciclo de vida do projeto. Utilização em atividades de verificação ou gestão de qualidade Se deverá analisar o grau de cumprimento dos produtos com respeito aos critérios de usabilidade aqui apresentados. Se estudará se o produto respeita os critérios aqui marcados, e em que medida os cumpre (em %), e se elaborará um informe com o grau de cumprimento global deste guia (ponderando o grau de cumprimento com o grau de importância do critério) e os comentários que se considerem necessários.

Cumprimento global = [somatório] grau cumprimento(i) * grau importância (i)

Graças a esta métrica, é possível avaliar a usabilidade de nossos produtos e, através da realimentação, iniciar processos de melhoria.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato