Utilizar uma hospedagem web

Instruções básicas para utilizar uma hospedagem web, para pessoas que nunca manejaram um hosting anteriormente.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 14/10/08
Valorize este artigo:
A tarefa de manejar um serviço de hospedagem para webs é muito simples, embora entenda que para uma pessoa que nunca trabalhou com um hosting possa lhe parecer complicado.

O que não é tão simples é oferecer uma receita ou explicações que sirvam para todas as hospedagens disponíveis no mercado, pois cada empresa de hosting tem seus servidores com modos de utilização distintos. Embora afinal, tudo se reduza ao mesmo.

Na verdade, uma vez selecionada a empresa que nos dará serviço de hospedagem, seria responsabilidade dessa empresa, ensinar aos seus clientes a utilizar seus serviços, para o qual muitas delas dispõem de ajudas e documentação de muita utilidade para o manejo de seus servidores. Ademais, sempre temos que contar com o suporte técnico dessa empresa, que deve resolver todas as dúvidas de seus clientes.

Escolhe-se a empresa de hosting acessando a várias webs que ofereçam o serviço de hosting e comparando os serviços que oferecem com o dinheiro que custam e com a confiabilidade que nos dêem.

Também seria bom saber em que temos que prestar atenção na hora de escolher uma hospedagem. Para isso temos o artigo Como escolher uma hospedagem.

Una vez selecionada a empresa, se registra o domínio em sua própria página e se procede ao pagamento pelos serviços. Geralmente, uma vez pago, em poucos minutos já podemos acessar ao nosso serviço de hosting, embora as páginas em um domínio recém contratado costuma demorar 24 horas em se visualizar, pois depois de registrar um domínio há que esperar um pequeno tempo até se transfira o novo domínio aos servidores de DNS que utilizamos em nosso acesso à Internet.

Para explicar o modo de utilização de um hosting teráimos que tratar em duas partes. A primeira seria como gerenciar os recursos com os quais conta o hosting, como correios, estatísticas, bancos de dados, etc, através do típico painel de controle. A segunda seria a parte de subir nossas páginas ao servidor, para que se possam ver no domínio que tivermos contratado.

Painel de controle

A utilização de um serviço de hosting geralmente se realiza através de um painel de controle, ao qual se acessa por meio de um nome de usuário e uma senha que certamente decidimos na hora de contratar o serviço.

O painel de controle costuma ter uma série de páginas com formulários para realizar as tarefas comuns de manutenção, como dar alta aos correios eletrônicos, acessos por FTP, controle das estatísticas do tráfego do site, dar alta aos bancos de dados, etc. Cada serviço de hospedagem tem seu painel de controle próprio. Há empresas que utilizam um painel de controle realizado por eles mesmos, embora também seja típico que distintos serviços de hospedagem diferentes empresas utilizem o mesmo painel padrão para configurar a hospedagem de seus domínios. Esta imagem é a de um painel de controle padrão, embora como dito antes, há muitos painéis de controles diferentes.


Além de administrar os recursos dos que conta a hospedagem através do painel de controle, também nos serve para lembrar senhas de aceso aos serviços, como o e-mail e o FTP, ou para mudá-las se desejarmos.

Como dissemos, havendo tantas diferenças entre painéis de controle seria inútil descrever o uso de um painel em concreto. Basta dizer que têm distintas opções bem claras para administrar cada aspecto e que nossa empresa de hospedagem deve dar manuais ou outros documentos para explicá-los.

Hosting das páginas e subi-las por FTP

A segunda coisa que teria que ver é o próprio hosting das páginas e o modo em que devemos transferir as páginas web criadas em nossos computadores aos servidores que as hospedariam. Isto é algo que já comentamos em outros artigos de CriarWeb.com, especificamente no manual de Desde Zero.

Nesse manual são realmente imprescindíveis os seguintes artigos:

Subir os arquivos ao servidor

Documento padrão

Uma vez colocados os arquivos no servidor se poderão ver no domínio contratado.

Conclusão

Não é uma tarefa complicada a de administrar uma hospedagem compartilhada, pois nos dão tudo pronto, muito fácil, para que qualquer um possa administrar os serviços que contratou. Insisto, é responsabilidade da empresa que tiver contratado que expliquem o manejo da hospedagem e resolvam qualquer dúvida que possa aparecer.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato