Vale a pena escrever conteúdo original?

Como já foi dito em muitos blogs e páginas web, o conteúdo original ou único é fundamental para conseguir um bom posicionamento em buscadores.

Por Verónica M.


Publicado em: 26/10/07
Valorize este artigo:
Não basta ter um código perfeitamente otimizado nem conseguir muitos links com as palavras-chave adequadas, uma das coisas mais importantes para nos posicionarmos bem é ser capazes de gerar conteúdo por nós mesmos ao invés de copiar o já existente na Rede.

Se pensamos bem, isso é lógico, os buscadores não tem interesse em mostrar os mesmos textos uma e outra vez em seus resultados de busca, lhes interessa poder oferecer ao usuário muitas alternativas dentro de uma busca concreta, e para isso é imprescindível que os webmasters escrevam textos novos. Há que ter em conta que Google e outros buscadores são cada vez melhores encontrando conteúdo duplicado, relegando estas páginas a posições inferiores em seus resultados.

Apesar de que até agora possa parecer que estará trabalhando para o buscador se escreve seu próprio conteúdo, não é verdade, o melhor posicionamento se consegue assim não só orque lhe convém aos buscadores, e sim porque desta maneira nos convertemos em fonte de referências ao longo da Rede. Ou seja, sob meu ponto de vista, escrever conteúdo original é a melhor forma de conseguir links naturais, e todo sabem hoje me dia que os links são muito importantes para posicionar bem nossas páginas. Pessoalmente, eu sempre procuro linkar a fonte original antes que uma página que publica o artigo, e assim como eu, outros webmasters fazem isso. O trabalho bem feito merece sua recompensa, e nisso uma boa recompensa é linkar.

Portanto, pessoalmente, acredito que sim que vale a pena escrever conteúdo original, e me baseio na experiência. Em LaWebera.es, há seções que se baseiam em publicar artigos de outros autores (sempre com consentimento, claro), e que portanto, normalmente já existem em outras páginas web, mas também há seções inteiramente criadas por mim com conteúdo original. A evolução quanto à visitas que têm essas seções pode ser (e é) uma razão mais para continuar escrevendo. Alguns gráficos:


O primeiro gráfico corresponde a uma seção com conteúdo principalmente de outros autores, onde as visitas se mantém bastante estáveis ao longo das semanas. A segunda é uma seção com conteúdo único, como se vê, as visitas vão aumentando progressivamente.

Um ponto mais a favor de escrever nosso próprio conteúdo é que a seção com conteúdo original tem muito menos páginas (pode ser um 20%) que a seção com artigos de outros. Apesar disto, o número de visitantes únicos é muito parecido em ambas e é de se esperar que continue aumentando até superá-lo na seção com conteúdo original. O posicionamento realizado em ambas é parecido.

Para concluir, acho que tampouco há que relegar de publicar conteúdos de outros, já que (embora em muito menor medida que o conteúdo único) sempre vão gerar mais valor para a web que os publica, mais conteúdo a indexar e maiores visitas, e inclusive nos permite dar uma pausa na redação de nossos próprios conteúdos.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato