Vantagens de .Net

Algumas das vantagens e inconvenientes da plataforma .Net.

Por Francisco Recio e David Provencio


Publicado em: 05/3/08
Valorize este artigo:
A seguir se resumem as vantagens mais importantes que proporciona .Net Framework:
  • Código administrado: O CLR realiza um controle automático do código para que este seja seguro, ou seja, controla os recursos do sistema para que a aplicação se execute corretamente.
  • Interoperabilidade multilinguagem: O código pode ser escrito em qualquer linguagem compatível com .Net já que sempre se compila em código intermediário (MSIL).
  • Compilação just-in-time: O compilador JIT incluído no Framework compila o código intermediário (MSIL) gerando o código máquina próprio da plataforma. Aumenta-se assim o rendimento da aplicação ao ser específico para cada plataforma.
  • Garbage collector: O CLR proporciona um sistema automático de administração de memória denominado recolhedor de lixo (garbage collector). O CLR detecta quando o programa deixa de utilizar a memória e a libera automaticamente. Desta forma o programador não tem porque liberar a memória de forma explícita embora também seja possível fazê-lo manualmente (mediante o método disponse() liberamos o objeto para que o recolhedor de lixo o elimine da memória).
  • Segurança de acesso ao código: Pode-se especificar que uma peça de código tenha permissões de leitura de arquivos, porém não de escritura. É possível aplicar distintos níveis de segurança ao código, de forma que se pode executar código procedente do Web sem ter que se preocupar se isto vai estragar o sistema.
  • Desdobramento: Por meio dos ensamblados resulta muito mais fácil o desenvolvimento de aplicações distribuídas e a manutenção das mesmas. O Framework realiza esta tarefa de forma automática melhorando o rendimento e assegurando o funcionamento correto de todas as aplicações.
São tudo vantagens?

Processos como o recolhimento de lixo de .Net ou a administração de código introduzem fatores de sobrecarga que repercutem na demanda de mais requisitos do sistema.

O código administrado proporciona uma maior velocidade de desenvolvimento e maior segurança de que o código seja bom. Em contrapartida o consumo de recursos durante a execução é muito maior, embora com os processadores atuais isto seja cada vez menos inconveniente.

O nível de administração do código dependerá em grande medida da linguagem que utilizemos para programar. Por exemplo, enquanto que Visual Basic .Net é uma linguagem totalmente administrada, C Sharp permite a administração de código de forma manual, sendo por padrão também uma linguagem administrada. Enquanto que C++ é uma linguagem não administrada na qual se tem um controle muito maior do uso da memória que faz a aplicação.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato