Vender links pode afetar negativamente o posicionamento

Google anuncia que a venda de links é uma prática que persegue e penaliza. Parece que vender links pode ser prejudicial.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 11/11/07
Valorize este artigo:
A venda de links é uma prática comum entre as webs para ganhar dinheiro e assim rentabilizar sua presença ou tráfego na Internet. Por sua parte, a página que compra o link se beneficia de um melhor posicionamento em buscadores, porque um link em um website, para motores de busca como Google, equivale a um voto a favor da página linkada.

O sistema de posicionamento das webs em buscadores tem em conta vários fatores, porém um muito importante são os links. Uma página se entende que tem mais valor em função dos links que há em outras webs para ela. Se muitas webs linkan para esta página, se entende que é muito valiosa e então, Google a colocará entre os resultados acima de outras páginas que foram menos linkadas.

Vender links é, portanto, uma maneira artificial de alterar os resultados das buscas, e por isso, Google está se esforçando continuamente para detectar e penalizar as webs que vendem links. Os algoritmos de Google para a ponderação dos resultados não são públicos, porém a própria empresa, em seu blog para webmasters, informa que é uma prática que está perseguindo.

Fica a incógnita sobre como Google vai saber quando um link está à venda e quando é um link natural. Sobre este assunto se especulou bastante, porque se diz que um algoritmo mecanizado pode chegar a se equivocar ao deduzir se um link foi vendido. De momento Google informa em seu blog que foi colocado à disposição dos usuários novas formas de reportar abusos como este.

Como Google pode penalizar a uma web a venda de links?

Este ponto é claro: baixando a posição de nossas webs nos resultados das buscas em seu buscador, assim como o Pagerank público da web afetada. Embora as informações não provenham diretamente de Google, parece que estas medidas já foram tomadas contra algumas webs que estavam vendendo links.

Como posso por publicidade colocar links em minhas páginas e que não me penalize?

Google entende que os webmasters são livres de colocar publicidade utilizando links em suas páginas, mas não quer que isso afete ao posicionamento das páginas por seu algoritmo natural. Por isso, Google dá um par de soluções para os webmasters que incluam publicidade por links em suas páginas:
  • Adicionar o atributo rel="nofollow" na etiqueta href, do link que é publicidade.
  • Redirecionar os links através de uma página intermediária que está bloqueada para os motores de busca com o arquivo robots.txt.
Com tudo, ainda parece que os webmaster não se alarmaram por esta situação e vender links continuam sendo uma prática habitual. Portanto que se pressupõe que este tema ainda terá que dar muito o que falar.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato