Serviços de vídeo por streaming para a web

Serviços para fazer transmitir vídeo por streaming que testamos para CriarWeb.com, analisados e comentados para quem que esteja pensando em realizar retransmissões de vídeo em direto.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 04/10/12
Valorize este artigo:
Durante semanas experimentei com diversas ferramentas para a retransmissão de vídeo através da web, enfocadas na emissão de eventos em direto. Depois de me informar e testar muitos serviços de streaming, decidi publicar minhas experiências para aquelas pessoas que estejam pensando em realizar este tipo de retransmissões. Este é o primeiro de uma serie de artigos em que falarei de transmissões ao vivo de vídeo para a web.

Segundo o tipo de evento que queiramos realizar, podemos necessitar de umas ou outras ferramentas. Neste artigo tratarei daquelas que servem para retransmitir eventos em direto por streaming, com sinal em aberto.

Nota:Claro que , para delimitar a gama de serviços a comentar e pelas características das retransmissões que desejamos realizar, descartamos de entrada todas aquelas que colocam anúncios nas transmissões em direto.

Para este tipo de comunicações vale a pena utilizar um serviço de retransmissão de vídeo por streaming. Ao se enviar o sinal em vídeo às pessoas que se conectam, é relativamente simples conseguir uma correta visualização. Realmente não vamos ter que fazer nada em especial, posto que alcançar essa compatibilidade será uma tarefa de nosso provedor, que deve e na verdade tem a tecnologia necessária para enviar ao cliente que se conecta o vídeo no formato que o cliente necessite, de acordo com seu sistema operativo, inclusive em alguns casos seria capaz de enviar diferentes sinais de vídeo em diferentes qualidades e tamanhos segundo seja um computador de área de serviço ou um dispositivo móvel.

O vídeo é facilmente adaptável para todo o tipo de dispositivos e computadores de área de serviço, razão pela qual a compatibilidade é possível usando diversos serviços web oferecidos por empresas especializadas. Ademais os serviços destas empresas dedicadas ao streaming estão pensados para serem retransmitidos, através de servidores de vídeo, que costumam ter uma grande capacidade, aguentando centenas ou inclusive milhares de assistentes concorrentes em direto.

Classificação do serviço de vídeo por streaming atendendo à ferramenta de produção

Existem diversas empresas que oferecem este serviço, na maioria dos casos sob pagamento de uma quantidade fixa ou em função da transferência realizada (contabilizada em gigas ou às vezes em horas de vídeo). Também existem serviços gratuitos que, logicamente, têm algumas limitações adicionais.

Dentro deste tipo de serviços temos ademais empresas que oferecem seu próprio software de produção e empresas que permitem utilizar o programa que nós escolhermos para enviar o vídeo ao servidor de streaming, o que tem suas vantagens e inconvenientes.

Utilizar nosso software de produção preferido:
Existem diversos programas para enviar o sinal de vídeo ao servidor de streaming. O mais utilizado software de produção é Adobe Flash Media Live Encoder, que funciona muito bem e além do mais é gratuito. Isto nos permite maiores possibilidades de configuração de nosso sinal de vídeo, porém muitas vezes para contar com ele gera que o serviço se encareça sensivelmente.

Empresas que oferecem o serviço com seu próprio software de produção:
Alguns serviços web oferecem a transmissão com programas específicos de sua propriedade. Estes programas tem a desvantagem de que estão mais limitados em possibilidades de emissão, mas geralmente as empresas que os oferecem como alternativa o fazem a um custo menor.

Exemplos de empresas e serviços para emissão de vídeo por streaming

Existem muitas empresas de vídeo por streaming que nos podem oferecer este serviço para nosso negócio ou website. Assinalo algumas delas a continuação:

Hangouts de Google+:
Através do serviço Goggle+ temos disponível a funcionalidade dos Hangouts, que nos permitem fazer emissões em solitário ou encontros com outros usuários da rede social de Google. Você utiliza o próprio componente de produção de Google Talk, um software que se instala como complemento em seu navegador, compatível com todos os sistemas operativos, e que tem possibilidades bastante aceitáveis. É genial a facilidade com que se pode reunir vários participantes no streaming e obviamente tem opções para compartilhar a tela ou enviar nossa imagem da câmera web. O melhor é sua espetacular integração com Youtube, já que, sem fazer nenhuma configuração nos permite enviar nosso sinal a nosso próprio canal de Youtube para emitir em direto, com possibilidade de embeber o streaming em seu próprio website. Outra vantagem espetacular é a grande qualidade de difusão que nos oferecem de maneira gratuita! Sinto falta, no entanto, de algumas possibilidades de moderação e encontrei dificuldades para reiniciar o direto quando por razões alheias a nós cai a conexão.

Livestream:
Testamos o produto "New Livestream" com o que chegamos a fazer uma emissão em direto acerca de 1.000 pessoas ao mesmo tempo vez. Funcionou muito bem emitindo a partir de um computador com 1Mb de banda larga de subida. Baixo um de banda larga menor tivemos diferentes experiências, embora quase sempre tenha ido razoavelmente bem , ainda que isso sim, emitindo com uma qualidade de vídeo regular. Este produto está sendo oferecido agora por 45 dólares mensais, mas tem bastantes limitações, como só poder utilizar o produtor que eles oferecem, compatível com Windows e Mac e não poder embebê-lo em seu website. Livestream "Original" sim permite utilizar seu produtor de vídeo preferido, embora neste caso o preço suba muito (a partir de 269 dólares/mês) e limitam as horas de vídeo em direto que você pode fazer por mês, cobrando um extra se você ultrapassa o contratado.

Ustream:
Realmente não o testamos, mas é outro dos atores destacados no mundo do streaming. Oferecem planos para emissão sem publicidade a partir de 99 dólares/mês, sempre com um número de horas limitado. Até onde eu saiba, pode-se utilizar o software de produção que desejemos. Ouvimos falar bem e mal do serviço, embora não tenha minha própria experiência pessoal para poder dizer.

Outras empresas com atenção ao cliente diferenciada:
Além destes serviços comentados, que têm fórmulas abertas ao público em geral, quer sejam empresas ou particulares, existem diversas companhias especializadas na transmissão de vídeo em direto. Estas empresas oferecem um servilo diferenciado, com uma atenção ao cliente pessoa-a-pessoa. Entre elas podemos destacar Mediastream, do Chile, ou NicePeopleAtWork, da Espanha. Para contratar os serviços destas empresas temos que passar por um processo de atenção comercial, envio de orçamentos e essas mecânicas tradicionais de venda que às vezes resultam más longas que o pagar-e-pronto que se obtém com sites como Livestream ou Ustream.

Nota: O fato de ter citado estes serviços e empresas não significa que não haja outros disponíveis, mas são os que conheço em um primeiro momento, seja porque os tenha testado pessoalmente ou tenha referencias de que funcionam bem e não inserem publicidade.

Conclusões que nos podem ajudar a decidir por um ou outro serviço

Como conclusão final direi que, dependendo de nossas necessidades, se pode utilizar um serviço ou outro. No momento, se nos podemos adaptar ao formato dos Hangouts de Google, me parece a melhor solução. É tremendamente simples e gratuito, apesar de que retransmitir em nosso próprio canal de Youtube poderíamos dizer que não tem preço. Contudo, o serviço de Hangouts faz pouco tempo que é oferecido com integração com Youtube e seguramente há aspectos que serão melhorados com o tempo.

Mas claro que nem todo o tipo de eventos podem ser adaptados ao formato que propõe Google+ e seus Hangouts. Se você estiver necessitando usar seu próprio produtor de vídeo e deseja que sua marca esteja presente na emissão em um lugar destacado, assim como a de possíveis patrocinadores, você terá que buscar outros serviços pagos mais diferenciados.

São bem-vindos comentários das pessoas que tenham utilizado serviços por streaming de qualidade e, claro, sem publicidade, para avaliá-los e comentá-los.

Em futuros artigos veremos mais coisas sobre o streaming de vídeo, pois há certos assuntos que vale a pena comentar e que costumam ser dúvidas frequentes das pessoas que começam a realizar eventos com retransmissão de vídeo em direto.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato