Avaliar um framework

Pergunta
Alguém poderia me dar vantagens e desvantagens dos framework? Como avaliar um framework para me dizer por um ou por outro.

Valorize esta FAQ:
A FAQ Avaliar um framework tem Pertence à categoria:
Resposta
Olha, existem vários aspectos para avaliar um framework de javascript, entre os mais importantes temos seu peso, suas funções incluídas, sua compatibilidade com outros frameworks, a documentação, a facilidade de uso e curva de aprendizagem, a quantidade de comunidades dedicadas a manter cada framework, etc.

Quanto ao tamanho, falamos das versões comprimidas de cada um que são bastante aceitáveis tendo em conta que um javascript de 40kb não é o mesmo que uma imagem de 40kb, é por isto que o peso de cada js se torna muito importante em uma página web, como dizia, os 3 frameworks mais importantes (Mootools, jquery e prototype), têm tamanhos parecidos em suas versões comprimidas, acho que 21k, 20k e 19k em sua ordem. Este ponto começa a tornar-se importante quando você necessita incluir funções complexas. Aqui por exemplo, para Prototype entra em jogo um conjunto de bibliotecas adicionais chamadas Scriptaculous cujo peso já começa a se tornar considerável (40k aproximadamente), em jQuery da mesma forma entram em jogo outras bibliotecas como Jqueri UI que também já começam a pesar como (53k). Lembre que sempre estou mencionando as versões comprimidas, e neste aspecto mootools ganha vantagem com seus (19K) com estas funções incluídas já que esta biblioteca inclui modularidade.

Se você se deixar levar pela documentação, eu pessoalmente prefiro a documentação de jQuery que é muito completa comparada com prototype e mootools, podem ter diversas opiniões quanto a isto, por isso menciono que minha opinião é estritamente pessoal conforme foi me dando minha experiência.

Comento que utilizei mais ou menos 1 ano e meio Prototype com scriptaculous, 1 ano com mootools e mais ou menos 1 ano com jQuery e definitivamente fico com jQuery por sua facilidade de uso e o incrível tempo que você pode economizar em fazer coisas complexas.

Se falarmos das funções incluídas nas versões puras, ou seja, sem bibliotecas adicionais, mootools sai na frente já que, como mencionei antes, com a modularidade pode incluir muitas funções que o tornam um framework muito completo e adaptável às necessidades de cada desenvolvedor visto que neste você pode determinar as funções que necessitar diferentemente dos outros 2.

Outra coisa muito importante a avaliar é a velocidade de resposta nos eventos de cada framework, neste aspecto depende também de suas necessidades para avaliar qual é bom ou não, pela web existem muitas tabelas comparativas com respeito a este ponto.

E assim poderíamos passar todo o dia falando de cada um dos frameworks, porém como lhe disse eu definitivamente prefiro jQuery por muitos fatores, porém não sou partidário de desmerecer a uns e elogiar a outros. Portanto, recomendo que faça algo simples, você pode inclusive fazer o efeito do slide com cada um e daí determina qual é o que mais gosta.

Espero ter esclarecido algumas de suas dúvidas e creio que isto seria um tema muito grande se começamos a analisar e haveria muitas opiniões diferentes que também respeito muito.

Saudações.

Por Cristian Avila Montalvo

Voltar à árvore de categorias Voltar à árvore de categorias

 
FAQs relacionadas
  + O que você necessita para começar a programar uma página web?
  + Sistema protegido por usuário e senha
  + Inserção controlando duplicados
  + Como posso fazer com que o navegador detecte plugins
  + Web em dois idiomas
  + Introdução ao desenvolvimento web
  + Diferenças entre redirecionamentos 301 e 302
  + Obter dados de um banco para construir meus javascripts
  + Tirar quebras de linha em um TXT
  + Documento padrão
  + [...]

Ver todas las FAQS de Programação

Usuários :    login / registro

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato