O que é um adware

Pergunta
Tenho instalado um programa ou algo que me mostra publicidade a cada pouco tempo ao usar meu computador. Tenho entendido que este programa se chama adware, porém não sei como tirá-lo, nem o que é exatamente.

Valorize esta FAQ:
A FAQ O que é um adware tem Pertence à categoria:
Resposta
Um adware é um software que mostra anúncios (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa). Os adwares se instalam geralmente sem que nós o desejemos, visto que ninguém costuma desejar ser invadido por publicidade constantemente enquanto usa o computador.

Os adwares costumam rastrear nosso uso do computador para mostrar publicidade que tenham a ver com nossas buscas em buscadores, ou com relação aos sites que visitamos. Portanto, estes adwares são um pouco espiões também.

Os adwares podem entrar por vários motivos. Por exemplo, podemos encontrar páginas que nos solicitam instalar um programa para acessar a certos conteúdos. Lembre que nunca é bom permitir que um programa que não solicitamos se instale em nosso sistema. Outra maneira típica de que um adware se instale em nosso computador é por meio de outro software, que certamente se ofereça gratuitamente. Podemos tentar instalar um programa que à princípio não é negativo e que ainda nos deram grátis em algum site, porém durante a instalação desse programa possivelmente nos instale também um adware. Geralmente, o próprio programa pergunta se se deseja ou não instalar o adware, mas muitas vezes a opção para evitar a instalação do adware se encontra escondida ou se torna obrigatório instalar o adware para poder trabalhar com o programa que se está instalando.

Como ninguém deseja ter um adware em nosso sistema, estes programas costumam dar muitas complicações para se desinstalar. Em muitos casos, embora tentemos desinstalá-los, eles mesmos se restauram no sistema depois do reinício do computador. Em qualquer caso, o melhor é que não cheguem a entrar.

Para evitar que se instalem os adwares existem programas sentinelas que detectam estes programas maliciosos e outros similares como os spyware. Quando estes softwares tentam entrar em nosso computador, eles mesmos se encarregam de deter a instalação, ou nos sugere que não instalemos, deixando ao usuário a decisão última de instalá-los ou não. Estes programas, em muitos casos, também nos ajudam a desinstalar os adwares.

Temos bem explicado em um artigo um programa anti-spyware:
Windows Defender

Por Miguel Angel Alvarez

Voltar à árvore de categorias Voltar à árvore de categorias

 
FAQs relacionadas
  + Sistema protegido por usuário e senha
  + Chaves encriptadas com MD5
  + O que é Grayware
  + Como colocar uma senha em um zip
  + Tipos de cópias de segurança
  + O que é um spyware
  + Segurança em sites
  + Não permitir imprimir arquivos PDF
  + Como proteger com senha uma rede wireless
  + register_globals e segurança em PHP
  + [...]

Ver todas las FAQS de Segurança

Usuários :    login / registro

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato