Programação em Javascript II

Neste manual explicamos todos os recursos com os quais conta um programador de Javascript para criar todo tipo de efeitos e aplicações.
Capítulos do manual
1.- Introdução ao manual II de Javascript
Começamos o segundo manual de Javascript com um repasso aos temas que vamos abordar.

2.- Biblioteca de funções Javascript
Javascript, assim como qualquer outra linguagem, coloca a nossa disposição um conjunto de funções.

3.- Exemplos das funções da biblioteca Javascript
Vemos vários exemplos de funções da biblioteca: eval(), parseInt(), isNaN()...

4.- Objetos em Javascript
Vemos uma primeira introdução ao mundo dos objetos em geral e em particular na linguagem Javascript.

5.- Objetos incorporados em Javascript
Lista dos objetos que temos a nossa disposição na hora de trabalhar com Javascript.

6.- Classe string em Javascript
A classe que serve para manejar cadeias de caracteres. Estudamos suas propriedades e a lista completa de métodos.

7.- Exemplos de funcionamento da classe String
Realizamos dois scripts em Javascript para ilustrar o funcionamento de alguns métodos e propriedades da classe String.

8.- Classe Date em Javascript
Explicamos a classe que se utiliza em Javascript para o manejo de datas e horas, comentando seus métodos e propriedades.

9.- Exemplo de funcionamento de Date
Exercício realizado para ilustrar o funcionamento da classe Date em Javascript.

10.- Classe Math em Javascript
A classe que utilizamos para realizar cálculos matemáticos de todo tipo.

11.- Classe Number em Javascript
Classe que modela o tipo de dados numéricos.

12.- Classe Boolean em Javascript
Outra das classes incorporadas em Javascript, neste caso para criar valores booleanos a partir de valores não booleanos.

13.- Criação de classes em Javascript
Agora que já sabemos o que são os objetos, vamos ver como podemos criar nossos próprios objetos em Javascript.

14.- Criação de classes em Javascript II
Aprendemos a construir métodos e a associá-los aos nossos próprios objetos de Javascript. Também repassamos como instanciar nossos objetos a partir das definições da classe.

15.- Criação de classes em Javascript III
Para ilustrar o modo de trabalho com classes e objetos apresentamos o exemplo completo, no qual criamos uma classe, instanciamos objetos e os utilizamos.

16.- Hierarquia de objetos do navegador
São os objetos que estão disponíveis em Javascript para controlar qualquer elemento presente na página web.

17.- Trabalhando com a hierarquia em Javascript
Vemos por alto a hierarquia inteira, detalhando alguns de seus elementos e uma explicação sobre como acessa-los.

18.- Objeto Window de Javascript
Estudamos o objeto window de Javascript que nos serve para controlar a janela do navegador. Detalhamos suas propriedades e damos um exemplo.

19.- Métodos de window em Javascript
O objeto window de Javascript tem a disposição dos programadores uma longa lista de métodos. Estudaremos e veremos exemplos.

20.- Exemplos de métodos de Window
Outros exemplos de métodos do objeto window de Javascript, relatados com detalhe.

21.- Objeto document em Javascript
Uma descrição do objeto de Javascript que serve para controlar o documento que se visualiza no navegador. Também há uma lista de todas suas propriedades.

22.- Exemplos de propriedades de document
Vemos vários exemplos de acesso e manipulação das propriedades do objeto document de Javascript.

23.- Métodos de document
Vemos uma lista dos eventos disponíveis no objeto document.

24.- Fluxo de escritura do documento
É o processo no qual o navegador escreve a página. Para escrever na página em Javascript o fluxo do documento deve estar aberto.

25.- Trabalho com formulários em Javascript
Para continuar vamos ver uma série de capítulos enfocados em aprender a trabalhar com os formulários. Agora veremos como acessar aos formulários e seus elementos.

26.- Ex. de trabalho com formulários. Calculadora simples
Veremos um exemplo do trabalho com formulários no qual desenvolveremos uma calculadora simples.

27.- Propriedades e métodos do objeto form
Damos uma olhada nas diferentes propriedades e métodos do objeto form de Javascript. Mostramos algum exemplo de utilização de propriedades e uma simples validação de formulário e envio com o método submit ().

28.- Controle de campos de texto com Javascript
Explicação e documentação dos campos de texto e seu controle com Javascript. Incluem-se os campos de tipo text, password e hidden.

29.- Controle de checkbox em javascript
Capítulo sobre o controle do elemento de formulário tipo checkbox ou caixa de verificação. Estudamos seus métodos e propriedades, com exemplos.

30.- Controle de botões de radio em Javascript
Explicação sobre o manejo de radio buttons em Javascript. Lista de métodos e propriedades junto com algum exemplo de seu funcionamento.

31.- Controle de campos select com Javascript
Controle de campos Descrição e exemplo para o controle de campos de formulário select, também chamados de combo box.

32.- Controle de elementos Textarea em Javascript
Os elementos textarea são os campos que permitem introduzir várias linhas de texto. Aprendemos a controlá-los com programação Javascript.

33.- Os eventos em Javascript
Uma explicação sobre o que são os eventos e como definir suas ações associadas em Javascript.

34.- Os manipuladores de eventos em Javascript
Lista dos manipuladores de eventos mais habituais da linguagem Javascript, junto com uma descrição de cada um.

35.- Exemplos de eventos em Javascript. Onabort
Oferecemos um novo exemplo para o evento onabort.

36.- Exemplo do evento onblur em Javascript
Script em Javascript que mostra o trabalho com o evento onblur. Comprova-se a validade de um dado ao sair do campo de texto aonde está escrito.

37.- Continuação do exemplo de onblur
Fazemos um exemplo de validação de campos de un formulário utilizando como base o evento onblur e solucionando um problema de bucle infinito.

38.- Elementos de formulário select associados
Como fazer com Javascript que um elemento de formulário select mude suas opções quando mude outro elemento select da página. De modo que cada opção de um select tenha um grupo de opções possíveis para o outro select.

39.- Evento onunload de Javascript
Exemplo de uso do evento onunload em Javascript para abrir uma janela secundária quando o usuário abandona a página.

40.- Evento onload de Javascript
Com o evento onload podemos executar ações justo quando terminem de se carregar todos os elementos da página.

41.- Manipuladores de eventos em Javascript 1.3
Lista de todos os manipuladores de eventos na linguagem Javascript 1.3.


Downloads
Archivo de descarga 281.22 KB Programacao em Javascript 2 manual. Neste manual explicamos todos os recursos com os quais conta um programador de Javascript para criar todo tipo de efeitos e aplicações.


Manual traduzido em espanhol
Está disponível em Desarrolloweb.com:Programación en Javascript II

Comentarios
Envie seus comentários ou opiniões sobre este manual.
Comentar o manual

Comentários do manual
Foram enviados 4 comentários à manual
2 comentários não revisados
2 comentários revisados:
Programação em javascript II
Por: managa
15/10/09
Já conhecia um pouco sôbre programação em javascript e, dando uma lida neste manual, notei que, embora básico, ele é bem didático e nos fornece uma boa orientação de como aprender javascript. É ótimo para principiantes nesta linguagem web.
É um bom começo.
Por: acharnobairro
03/1/10
Desejo um excelente 2010 a voce à sua familia e aos de Boa Vontade.

É bom encontrarmos pessoas de boa vontade de dividir seus conhecimentos e ajudar a quem deseja aprender a ter ferramentas para contribuir com um mundo melhor.

Li as duas apostilas, entendi a maior parte e vou continuar a aprender e, quem sabe, ensinar algo no futuro próximo.

Apesar de explicações fáceis (com exemplos) acho que falta pequenos acrescimos nas explicações para os que estão aprendendo como eu.

As linhas de programação são colocadas dentro de uma estrutura (htm,php,js,css,etc...) e seus exemplos apresentam as linhas mas não onde e como serão colocadas dentro das estruturas para funcionarem, supondo que o leitor seja avançado e sabe onde e como coloca-las.

Assistindo uma palestra o professor disse que o "óbvio" tambem precisa ser dito.

O que vc apresentou é ótimo para todos; para mim é excelente forma de começar, para a CriarWeb é uma grande biblioteca de bons profissionais.

Grato a todos.

Usuários :    login / registro

Neste manual
Baixar manual

Categorias relacionadas:

Manuais relacionados