Manual de Mootools

Manual com o qual se poderá aprender a utilizar Mootools, um framework Javascript, que serve para criar facilmente código Javascript independente do navegador, de uma forma rápida e direta.
Capítulos do manual
1.- Mootools
O que é Mootools, um framework Javascript para construir aplicações web dinâmicas e compatíveis com qualquer navegador. Introdução a Mootools.

2.- Download de Mootools
Podemos baixar Mootools através da própria página do framework. Devemos escolher os módulos com os quais queremos trabalhar e a compressão do arquivo.

3.- Primeiro exemplo com Mootools
Um primeiro exemplo de página web que utiliza Mootools para fazer um efeito simples que nos permita conhecer o framework sem nenhum conhecimento prévio do sistema.

4.- Segundo exemplo com Mootools
Vamos a outro exemplo simples com Mootools para criar um scroll em uma camada da página.

5.- Componentes Mootools
Diversos desenvolvedores oferecem componentes realizados com Mootools para utilizar em páginas web.

6.- Evento domready de Mootools
Podemos associar o evento domready de Mootools ao objeto window, para fazer coisas quando o DOM estiver pronto (Dom Ready).

7.- Core.js Mootools
Começamos a descrição do framework mootools comentando o core, biblioteca de funções que fazem parte do núcleo de mootools.

8.- Core.js de Mootools (parte II)
Continuamos com as explicações da biblioteca core de Mootools, que forma o núcleo do framework.

9.- Classes em Mootools
Descrição e explicações sobre as classes em Mootools. Como criar classes de programação orientada a objetos com o Framework Mootools.

10.- Instanciar e trabalhar com objetos de classes criadas com Mootools
Agora veremos a criação de objetos a partir de classes de Mootools e a utilização desses objetos para acessar a suas propriedades e invocar seus métodos.

11.- Construtores em Mootools
O que é um construtor e como se criar construtores às classes de Mootools. Continuamos explicando sobre o trabalho em Mootools.

12.- Extends: Estendendo classes com Mootools
Veremos como realizar herança de classes (programação orientada a objetos) em Mootools. Como estender classes, utilizando Extends.

13.- Outras formas de estender classes e objetos
Com a função $extend() do core de Mootools, podemos estender objetos com as propriedades e métodos de outros objetos. Também mostramos como criar classes a partir da extensão de outras classes com objetos.

14.- Implement: implementando classes em Mootools
Com implement podemos implementar novas características e funcionalidades nas classes de Mootools, modificando a própria classe ao invés de criar novas classe.

15.- Função $merge() do core Mootools
Vejamos a função $merge(), do core de Mootools, que serve para combinar vários objetos origem em um só destino, sem alterar os objetos origem.

16.- Element em Mootools. Método $()
O módulo Element de Mootools é um dos mais importantes, que nos permite acessar a qualquer elemento da página e alterar suas propriedades. Começamos conhecendo o método de Window $().

17.- Element em Mootools. Método $$()
Continuamos vendo o módulo Element de Mootools, agora explicando a função $$(), que serve para obter um grupo de elementos da página.

18.- Construir elementos na página com Mootools
Explicações sobre a classe Element de Mootools e o construtor de Element, para fazer novos elementos na página.

19.- Exemplo de construção de um elemento e inserção na página
Como construir elementos e inseri-los na página com Mootools. Construímos elementos com o construtor de Element e os inserimos na página com o método inject.

20.- Selecionar um elemento com getElement()
Utilizamos a função getElement() de Mootools para selecionar um elemento da página web, que logo poderemos alterar para mudar suas propriedades com outros métodos de Element.

21.- Selecionar elementos da página com getElements()
O método getElements() da classe Element de Mootools permite selecionar todos os elementos de um tipo ou etiqueta.

22.- Mais métodos da classe Element de Mootools
Para continuar com a classe Element de Mootools, oferecemos explicações e exemplos sobre os métodos getProperty() e setProperty(), addClass() e removeClass().

23.- Mais funcionalidades de Element
Continuamos oferecendo explicações sobre métodos da classe Element de Mootols: empty(), destroy() e clone().

24.- Eventos em Mootools: Element Event
Primeiras noções para trabalho com eventos em elementos Mootools, vemos o método addEvent da classe Element.

25.- Utilização de bind() nos eventos Mootools
O método bind() de funções Mootools serve para mudar o âmbito da variável this ao invocar uma função. Eventos Mootools se utiliza muito, veremos por que.

26.- Mais sobre Eventos em Mootools. Método fireEvent
Continuamos vendo a classe Element.Event de Mootools, que contém um método chamado fireEvent que serve para lançar eventos de qualquer elemento da página.

27.- Exemplo prático de uso de Mootools - Textarea com conta de caracteres
Um exemplo de uso de Mootools para recopilar e consolidar os conhecimentos vistos até agora no manual de Mootools. Vamos criar um textarea que conta os caracteres escritos pelo usuário.

28.- Native Array em Mootools
Características estendidas dos Arrays com Mootools, com diversas funções e métodos para realizar coisas sobre tabelas.

29.- Native Function Mootools
Diversos métodos que podem ser aplicados sobre uma função, para expandir e melhorar as possibilidades de trabalho com funções em Mootools.

30.- Native String em Mootools
Funcionalidades que adiciona Mootools à classe String, nativa de Javascript, para trabalho com cadeias de caracteres.

31.- Native Number em Mootools
Number é uma biblioteca de Mootools para trabalho com números, que oferece poucas porém úteis funcionalidades como arredondamentos, acotações e conversões de formatos.

32.- Native Hash em Mootools
Hash de Mootools oferece funcionalidades muito úteis para acesso a propriedades e métodos de objetos, para analisar objetos e percorrer todas as suas propriedades ou iterar com seus elementos.

33.- Native Event em Mootools
Uma classe que nos ajuda a realizar tarefas avançadas com eventos em Mootools. Explicaremos a classe Native Event, como utilizá-la e como parar a execução e propagação de eventos.

34.- Eventos de teclado com Mootools
Vejamos como definir eventos de teclado que são disparados quando o usuário pressiona as teclas do teclado, utilizando o framework Javascript Mootols.

35.- Efeitos com Mootools
Começamos a estudar os efeitos que podem ser realizados com Mootools com a classe Fx e com várias outras que herdam dela.

36.- Método fade() para realizar um efeito de fade
Aprendemos a utilizar o método fade() da classe Element de Mootools, que serve para fazer efeitos de fade com transparência.

37.- Efeito highlight para destacar um elemento
Um efeito com Mootools para fazer uma iluminação ou ressaltado de um elemento que se queira destacar com resposta às ações do usuário.

38.- Método tween de Mootools para efeitos simples
Explicamos o método tween de Mootools, que serve para fazer uma transição simples entre dois valores de um atributo CSS.

39.- Fx.Tween de Mootools
A classe FX.Tween serve para fazer efeitos totalmente personalizados em Mootools, com uma propriedade CSS, de um valor a outro.

40.- Eventos de efeitos em Mootools
Como definir eventos sobre efeitos com Mootools e a classe Fx, para realizar coisas quando se inicie o efeito ou se termine.

41.- Chain de Mootools
Encadeando funções e efeitos Mootools por meio da classe Chain, para uma execução sequencial, um a um.

42.- Chain sobre Fx: encadear efeitos Mootools
Agora veremos como encadear diferentes efeitos Mootools com a classe Fx que implementa Chain.

43.- Class Options de Mootools
A classe Options de Mootools proporciona um mecanismo simples para que nossas classes tenham opções de configuração às que se pode dar valores por padrão.

44.- window.getSize em Mootools
O método window.getSize de Mootools, para obter tamanhos de área do navegador e scroll de página. Dependendo da declaração Doctype funcionará bem ou não em Internet Explorer.

45.- Ajax em Mootools
Bases para aprender a trabalhar com Ajax utilizando o framework Javascript Mootools e a classe Request.

46.- Trabalhar com a classe Request de Mootools
Explicação do processo de criação de uma conexão Ajax com Mootools e um par de exemplos simples de utilização da classe Request.

47.- Enviar dados por POST e GET em uma chamada Ajax com Mootools
De uma maneira simples, nas chamadas Ajax com Mootools, podemos enviar dados tanto por método POST como GET à página que solicitamos.

48.- Enviar um formulário por Ajax com Mootools
Como enviar um formulário com Ajax e mostrar os resultados na própria página sem recarregá-la, com Mootools.


Downloads
Archivo de descarga 332.74 KB Manual de Mootools. Manual com o qual se poderá aprender a utilizar Mootools, um framework Javascript, que serve para criar facilmente código Javascript independente do navegador, de uma forma rápida e direta.

Comentarios
Envie seus comentários ou opiniões sobre este manual.
Comentar o manual

Usuários :    login / registro

Neste manual
Baixar manual

Categorias relacionadas:

Manuais relacionados